Isaías 40.28-31
Introdução
- Vez por outras vocês ouvem notícias sobre pessoas idosas que mesmo com a idade avançada ainda estão cheias de energia.... São capazes de realizar muitas ações e proezas.
- Se algumas podem ser assim por razões genéticas e outras porque se prepararam através de um determinado estilo de vida, o texto bíblico revela que outras podem ter uma energia concedidas por Deus, conforme cumprimento de sua promessa.
Desenvolvimento
- Para que esta promessa possa ser aceita e objeto de fé, precisamos admitir que a vitalidade de uma pessoa não está apenas na juventude ou na adolescência.
1.1. Se fosse assim, não haveria jovens e adolescentes cansados, desanimados, enfraquecidos.
1.2. Também somente os idosos geneticamente perfeitos é que seriam vigorosos, o que nem sempre é verdade, pois alguns mesmo com longevidade são inoperantes, passivos, opacos, inexpressivos.
- É evidente que fatores biológicos naturais, associados ao soco e alimentação muito contribuem para que pessoas idosas tenha energia, mas a base da promessa de Deus é oriunda de um outro fator.
2.1. Deus está prometendo energia através da ação do Espírito de Deus atuando na pessoa, a partir do momento quando se torna crente em Jesus Cristo.
2.2. Aliás, duas expressões usadas por Jesus associadas a Espírito Santo na pessoa é poder e autoridade.
Conclusão
- Os problemas relacionados a limitações por força de doenças e enfermidades devem ser respeitados. Se uma pessoa adoece, não se pode pregar este texto, mas outro que seja consolador.
- Todavia, se a saúde está controlada, inclusive através de medicação, é preciso ver o cumprimento da palavra: “Ainda na sua velhice darão frutos”.