Filipenses 2.3,4
HUMILDADE CRISTÃ
Introdução
- A natureza humana é espontaneamente inclinada a fazer com que cada pessoa se ache a tal, a maioral, a fenomenal, principalmente quando se compara com outras pessoas.
- Essa postura se agrava principalmente quando também são considerados fatores culturais, sociais, econômicos, raciais, acadêmicos e até mesmo religiosos, que chegam a dividir a sociedade em grupos sociais uns mais importantes do que outros.
- Na contramão dessa maneira natural e tradicional de existir, a Bíblia surge diante de nós recomendando exatamente o inverso. Escrevendo, por exemplo, aos cristãos da cidade de Filipos, o apóstolo Paulo disse que “devemos considerar os outros superiores a nós mesmos e que devemos considerar o que é dos outros”. Esta atitude se chama “humildade cristã”, que se opõe à vanglória ou vaidade e à contenda ou partidarismo.
Desenvolvimento
- Pensando no significado da expressão humildade em sua origem do latim “humilitas”, seu significado é “terra de pequena elevação”, que traz a ideia de modéstia. Consiste em conhecer e admitir as próprias limitações e fraquezas. Esta também é a ideia da palavra original “tapeinophrosýnē”, que é ter uma opinião humilde de si mesmo, ter um senso profundo de insignificância.
- Em outras palavras, a humildade como virtude humana começa quando em vez de olhar a outra pessoa e ver o que ela tenha de inferior comparativamente a você mesmo, cada um olha para si próprio e enxerga conscientemente suas fraquezas, falhas, imperfeições, defeitos, erros. Torna-se, assim, capaz de ver a superioridade do outro.
- E se a pessoa não se vê deste modo aos próprios olhos? E se a pessoa só se enxerga a tal, a maioral, a fenomenal? E se a pessoa está dominada por uma exacerbada elevada autoestima? E se a pessoa é destituída de autocrítica? E se a pessoa é possuidora de um perigoso sentimento ou pensamento narcisista?
3.1. Neste caso, a alternativa é olhar para Jesus Cristo, conforme recomendou o apóstolo Paulo, para que não houvesse dúvida. Paulo apóstolo escreveu linhas depois: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2.5-7).
3.2. Se a pessoa não consegue ver suas próprias limitações e se acha igual ou superior a Jesus Cristo, então estaremos diante de um quadro irreversível de psicopatia, comprometendo principalmente até mesmo sua identidade verdadeiramente cristã. Neste caso, ela se torna incapaz de viver a humildade cristã, que ê uma virtude resultante da experiência de conversão.
Conclusão
Quizur é um dos vários sites disponíveis na internet que oferecem diversos tipos de quiz ou teste de personalidade. Um deles é sobre seu nível de humildade. Por curiosidade, abri o site e fiz meu teste. O Resultado foi: “75%. Você é uma pessoa que sabe reconhecer tantos seus defeitos, quantos suas qualidades, é "pé no chão" e jamais passaria por cima de ninguém para alcançar seus objetivos”.
É evidente que fiquei satisfeito com essa resposta sobre o meu nível de humildade, mas eu gostaria de ter recebido 100%, principalmente aos olhos de Deus. Penso que o mais importante teste é aquele que Deus nos aplica nas várias situações da vida e principalmente nos nossos relacionamentos, quando Deus e as outras pessoas nos acham humildes.