Mateus 6.19-21
Introdução
- Várias vezes, em igrejas diferentes, fiz circular entre os membros um folheto cujo título era “22 Razões Para Entregar o Dízimo”, principalmente considerando as desculpas que alguns dão para não entregar suas contribuições. O objetivo de circular o folheto sempre foi fazer frente a essas desculpas.
- Mais recentemente, ao ser lembrado pelo Espírito de Deus dessas palavras de Jesus Cristo, pensei comigo mesmo: “Se estas palavras mostram o entendimento e o esclarecimento feitos por Jesus para as pessoas entregarem suas contribuições, não precisamos novamente falar sobre 22 razões para entregar dízimos para fazer frente às desculpas que as pessoas dão".
Desenvolvimento
- Basta, portanto, apenas que vocês percebam que a entrega de dízimos e ofertas está diretamente relacionada ao sentimento de amor que exista em nosso coração, pois é evidente que falar em coração Jesus estava falando de amor. É como dizia um cântico antigo: “Meu coração transborda de amor”.
- Nesse sentido, acaba sendo inevitável as atitudes que podemos ter ao associar essas duas palavras: dinheiro e amor. Inevitavelmente Jesus nos ensinou que nós demonstramos amor à igreja quando entregamos os dízimos ou ofertas e demonstramos amor ao dinheiro quando não entregamos na igreja o dízimo ou oferta.
- Para que não haja dúvida sobre essas inevitáveis atitudes, vai ficar claro que nós acreditamos no que Jesus ensinou e acreditamos que essa interpretação está correta.
- Consequentemente, bastará que seu genuíno, autêntico e verdadeiro amor à igreja seja o fator determinante. Na verdade, se você não fizer por amor, 22 razões não serão suficientes... Nem 50 razões... Nem 120 razões poderão persuadir você a entregar sequer uma oferta. Nem mesmo afirmar a você que você receberá recompensas, seja no mesmo valor, seja duplicada, seja quadruplicada. Não vai adiantar dizer que ao entregar dízimos e ofertas, eles não farão falta em seu orçamento. Não vai adiantar dizer que se você não entregar dízimos ou ofertas você corre o risco de “receber salário num saco furado” (Ageu 1.6).
Conclusão
Definir o significado da palavra amor não é uma tarefa fácil. Podemos lançar mão do significado etimológico e podemos até explicar que é um sentimento existente no coração e que se expressa de variadas formas entre pessoas que tem afeto umas pelas outras.
No caso da igreja, nosso amor a ela vai ser demonstrado quando entregamos dízimos e ofertas, de acordo com o ensino de Jesus Cristo. Agindo assim, o faremos pela mais importante razão. Não precisaremos de 22... bastará uma somente e a mais relevante.