Dia da Bíblia - 6

 I Timóteo 4.13a 

 A BÍBLIA É PARA SER LIDA

Introdução

  1. Um dos mais importantes testemunhos que os crentes podem e devem dar é o de caminhar para o templo com a Bíblia na mão. Com esse gesto, o crente diz para outras pessoas que a sua religião não está fundamentada na igreja e nem nos líderes religiosos. Sua religiosidade está baseada na Bíblia.
  2. Também é extremamente comunicativo o gesto de ter uma Bíblia sobre um móvel de um cômodo da casa, principalmente à cabeceira da cama. Com esse gesto o crente lembra para sua família e para pessoas que o visitam que sua casa é um lar o Deus da Bíblia se faz presente.
  3. Todavia, a atitude que nos torna um povo diferente é a atitude de ler a Bíblia. Ler a Bíblia em termos devocionais, selecionando determinados trechos quando se está em comunhão com Deus. Ler em termos acadêmicos, quando se está pesquisando um assunto para ser esclarecido. Ler em termos congregacionais, quando se acompanha a pregação ou o estudo bíblico no templo. Ler principalmente toda a Bíblia, livro por livro, capítulo por capítulo, versículo por versículo.
  4. Principalmente com este último propósito, estamos convidando o maior número de irmãos a lerem toda a Bíblia em um ano ou em 2 anos. Para se ler um ano, é preciso ler 4 capítulos por dia. Lendo 2 capítulos por dia, a leitura será feita em 2 anos.

Desenvolvimento

  1. Para que vocês alcancem esse propósito vão precisar da atitude referida por Paulo apóstolo. Vão precisar de persistência. Em outras palavras: perseverança. Significa não interromper por razão alguma, não parar para prosseguir depois, não se enganar dizendo que poderá ler um monte de capítulos no sábado ou no domingo.
  2. Quanto o rei Josias liderou a reforma do templo em Jerusalém, durante o período das obras eles acharam a Bíblia perdida. O povo estava vivendo sem Bíblia. O sacerdote estava ensinando sem Bíblia. O rei estava governando sem Bíblia. A necessidade de reformar o templo e a redescoberta da Bíblia trouxe um grande despertamento espiritual (II Reis 22.1-23.3). Junto com a reforma do templo aconteceu a reforma espiritual, através da leitura da Bíblia.
  3. Os crentes da cidade de Bereia, onde o apóstolo Paulo chegou para pregar o evangelho, por mais que admirassem a eloquência do apóstolo, por mais que reconhecessem sua facilidade de citar textos bíblicos e por mais que respeitassem sua autoridade apostólica, faziam questão de conferir na Bíblia se o que Paulo estava pregando estava de acordo com o que a Bíblia afirmada (Atos 17.10-12). Examinavam para confirmar a veracidade dos ensinos de Paulo porque haviam lido a Bíblia e sabiam o que estava escrito na Bíblia. Também, como consequências as conversões ocorreram e foram mais genuínas. Não foram criticados por conferirem com o que estava na Bíblia. Pelo contrário, foram chamados de “nobres.”.

Conclusão

  1. Existem religiões que não usam a Bíblia porque têm outros livros. Existem religiões que misturam os ensinos de seus livros com os ensinos da Bíblia. Existem religiões, inclusive igrejas, que separam na Bíblia os textos que interessam, ignorando os que seriam contrários aos seus ensinos. Existem igrejas que interpretam os textos bíblicos colocando no texto o que não existe claramente.
  2. Para que vocês realmente possam ser chamados de o povo da Bíblia e para que realmente possam ter segurança espiritual, nós precisamos ler a Bíblia, fazendo dela nossa base de crenças, atitudes e ações.