30. Todas as Necessidades

Filipenses 4.19

TODAS AS NECESSIDADES

Introdução

  1. Reconheço quão importantes são as necessidades da casa própria, do emprego com CT, da saúde do corpo, do saneamento básico, do salário-mínimo adequado, da mesa com refeição...
  2. Ocorre, todavia, que estas são apenas as necessidades básicas dos seres humanos. Um estudioso chamado Abraham Maslow fez uma pirâmide para dizer que além dessas ainda existem outras acima e que também precisam ser supridas. Na pirâmide sugerida por esse estudioso da natureza humana, também existem necessidade de segurança, de relacionamentos, de afeto, de realização pessoal.
  3. Além dessas, a Bíblia também menciona as necessidades espirituais e eternas de perdão dos pecados, paz no coração, alivio e descanso na alma, transformação pessoal, libertação e proteção contra o mal. E, acima do topo dessa pirâmide, existe a necessidade de Deus e a necessidade da vida eterna.
  4. Eu penso, que foi por isso que o apóstolo Paulo usou a expressão “todas” e não apenas as básicas ou algumas delas. Todas as nossas necessidades precisam ser supridas, inclusive as necessidades espirituais e eternas.

Desenvolvimento

  1. Em outras palavras, isto significa que os seres humanos são mais do que pessoas que apenas comem, bebem, urinam, evacuam, dormem e trabalham. Se nossas outras necessidades não forem atendidas, sentiremos medo, solidão, desprezo, fracasso, vazio, angústia, desorientação. Sempre estaremos nos sentindo incompletos, frustrados, perdidos neste mundo, iludidos pelos prazeres e ilusões, inclinados à depressão.
  2. Ocorre, todavia, que para todas as nossas necessidades serem supridas, Paulo apóstolo afirma que as pessoas precisam crer em Jesus Cristo. Ele escreveu: “Deus suprirá todas as necessidades em Cristo Jesus”. É como a experiência que tive num supermercado quando percebi que para levar um produto por um preço melhor eu precisaria levar os dois produtos que estavam juntos na mesma embalagem. Para isto, Jesus mandou que o evangelho fosse pregado em todo o mundo e desde então muitos tem se tornado crentes em Jesus Cristo.
  3. Em termos espirituais, destacando a necessidade de Deus, muitas pessoas são como o salmista que dizia: “Minha alma tem sede de Deus”. São como um dos discípulos de Jesus que disse: “Mostra-nos o Pai, o que nos basta”.

3.1. São pessoas que desejam muito uma experiência com Deus, o Pai Celestial, diferentes dos agnósticos, dos ateístas, dos incrédulos, dos idólatras, dos animistas.

3.2. Para essas pessoas, Jesus supre a necessidade de Deus, porque ele disse: “Eu e o Pai somos um”, “Quem vê a mim, vê o Pai”, “Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Ao se tornar crente em Jesus Cristo, a pessoa passar a ter um relacionamento pessoal com Deus. Sendo crente em Jesus Cristo a pessoa também tem.

  1. Em termos eternos, destacando as necessidades espirituais, muitas pessoas buscam a imortalidade. São pessoas semelhantes a um moço que se aproximou de Jesus e perguntou: “Que tenho que fazer para herdar a vida eterna?”

4.1. Isto me faz lembrar quando era adolescente e soube que as estrelas vivem milhões de anos, enquanto os seres humanos vivem apenas 30, 50, 80, 110 anos.  Fiquei chocado e disse que não era possível o ser humano viver tão pouco, comparado com as estrelas.

4.2. Lembro também uma vez quando vi uma placa de cartório dizendo: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito. Pensei comigo que era muito pouco o ser humano apenas nascer, casar e morrer.

4.3. Então, um dia eu ouvi um pregador repetir a promessa de Jesus Cristo: “Quem crê em mim, tem a vida eterna”. Jesus prometeu imortalidade a todos os que acreditarem nele. Então, eu também me tornei crente em Jesus, fui batizado e vim para a igreja.  Sendo crente em Jesus Cristo, a pessoa recebe a salvação e quando chegar a hora de sua morte vai para o paraíso, para a casa de Deus, para o céu.

Conclusão

Você só precisa deixar que Deus supra suas necessidades da maneira como Ele quiser e quando Ele estabelecer. Não queira que Deus faça do seu jeito como homem que saiu o mar com seu barco a vela, experimentou uma calmaria e queria que Deus suprisse sua necessidade de voltar para casa fazendo o vento soprar novamente, em vez de aceitar ser rebocado pela lancha da capitania dos portos que foi busca-lo. Lembra também que Jesus curou 3 cegos de maneiras diferentes: um no mesmo instante com lama feita de terra e saliva, outro também no mesmo instante pela palavra dita e o terceiro tomou pela mão, colocou saliva em seus olhos e impôs as mãos sobre ele, numa cura gradativa. Deus tem maneiras variadas para suprir as necessidades de acordo com cada pessoa diferente. O importante é você acreditar em Jesus e acreditar que Deus suprirá todas as suas necessidades.