1. Há um Deus no Céu

Daniel 2.27,28

Introdução

  1. Panteísmo é uma doutrina religiosa que afirma a presença de Deus nas plantas, nas rochas, nos animais e em todos os seres humanos.
  2. Para fazer frente a essa doutrina, nós poderíamos usar essa declaração de Daniel para afirmar teologicamente que Deus está no céu e não em todas as coisas. Estaríamos afirmando assim que Deus é transcendente e não que Deus é imanente.
  3. Ocorre, todavia, que esta não foi a intenção de Daniel. Quando ele usou essa expressão, ele estava querendo dizer, em outras palavras: “Eu tenho alguém lá no céu que pode me ajudar nesta situação. Não era, portanto, uma declaração doutrinária, mas uma afirmação de fé na hora quando via a sua vida correndo perigo.

Desenvolvimento

  1. Lendo esta história, você fica sabendo que o Rei Nabucodonosor tivera um sonho e queria sua interpretação. O pior é que ele sonhara, mas não se lembrava mais do conteúdo do sonho. Todos os que tentavam resolver esse desafio e não conseguiam foram mortos. Daniel sabia que esse também seria seu destino. Então ele foi para casa, reuniu-se com seus amigos Ananias, Misael e Azarias, para que orassem, pedindo a Deus uma revelação do que o rei sonhara e de qual era a interpretação.
  2. Como resultado da oração daqueles quatro crentes, Deus revelou o que o rei havia sonhado e qual era a interpretação. Por isso, ele louvou a Deus (2.19-23) e depois voltou e disse isto ao rei o que lemos antes.
  1. É evidente que naquela situação, o que Deus fez ao socorrê-los foi dar o que eles precisavam, isto é, a revelação do sonho e sua interpretação. Nesse sentido, podemos aplicar este episódio em situações do nosso dia, quando precisamos de revelações, afirmando que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre.
  2. Todavia, o que nós também podemos e devemos aprender com Daniel é que nas ocasiões quando enfrentarmos adversidades, dificuldades e lutas, principalmente quando pessoas querem nos destruir, esta é uma declaração que deve estar no seu coração e deve ser proferida em seus lábios: “Há um Deus no céu que vai me ajudar me dando a solução do problema, forças na adversidade e vitória nas lutas”.
  3. Anos antes, quando Davi viu pessoas se dirigindo aos ídolos feitos de pedra, madeira, ferro, para serem ajudadas e continuavam na mesma situação e perguntavam pelo seu Deus, ele respondeu: “O nosso Deus está no céu” (Salmo 115).
  4. Anos depois, quando Jesus precisou alimentar multidões (Marcos 6.41) e depois quando precisou ressuscitar Lázaro já com o corpo em decomposição (João 11.41), ele “levantou os olhos para o céu”. O que estava querendo dizer com esse gesto? Exatamente isto: Seu Pai, nosso Deus, está no céu, razão por que passou a ensinar as pessoas a dizerem insistentemente: “Pai Nosso que estás no céu...”

Conclusão

   Sejam quais forem as situações na vida em que você estiver necessitado, ameaçado, passando por provações, sendo desafiado e até desrespeitado, lembre-se que há um Deus no céu, pronto a ajudar no que você precisa.

   Basta você se dirigir a Ele em orações, súplicas e intercessões.