I Tessalonicenses 3.1-6
Introdução
- Ao escrever sua carta aos crentes da cidade de Tessalônica, que atualmente é a segunda maior cidade da Grécia, com cerca de um milhão e duzentas mil pessoas, Paulo apóstolo menciona a palavra “fé” quatro vezes.
- Compartilhou nessa carta que se sentia ansioso em relação ao que poderia ouvir sobre o grau ou ao tipo de fé que tivessem. Em outras palavras, é como se ele estivesse perguntando objetivamente quatro vezes: “Quero saber se vocês continuam acreditando em Jesus Cristo”.
Desenvolvimento
- Provavelmente aqueles eram dias de dificuldades econômicas, como ocorre hoje, com desemprego, subemprego, dívidas, fome, miséria para muitas pessoas. Todavia não perguntou como estava a situação financeira deles. Perguntou sobre a fé!
- Certamente também eram dias quando havia muitas enfermidades, com poucos médicos e hospitais, péssimo atendimento pelo governo, com multiplicação de vírus, bactérias e mortes. Mesmo assim não perguntou como estava a saúde deles. Indagou sobre a fé!
- Possivelmente também era precária a situação de moradia, com muitos residindo nas ruas e alto índice de déficit na construção de casas e muito cortiço. Mesmo assim, não perguntou se já tinham se inscrito no programa “Minha Casa, Minha Vida” daquela época. Investigou sobre a fé!
- O que lhe interessava era saber se eles continuavam firmes, crendo em Jesus Cristo. Por quê? Por que é através da fé em Jesus Cristo que as pessoas podem ser abençoadas financeiramente, curadas de enfermidades e terem uma casa para morar.
4.1. Mais ainda: é por meio da fé em Jesus que as pessoas são perdoadas de seus pecados, tem paz no coração, alivio e descanso na alma, conforto nas tribulações, salvação eterna hora da morte. Nenhuma dessas bênçãos espirituais, celestiais e eternas é obtida pelas boas obras, pela obediência às leis ou pela justiça pessoal. A Bíblia afirma: “O justo viverá pela fé”.
- Sua preocupação em saber se as pessoas continuavam crendo em Jesus foi também por ele explicada. Existe alguém que faz tudo para as pessoas não crerem ou se creem, para deixar de crer.
5.1. Ele identificou essa pessoa como “O Tentador”. Na Bíblia também é conhecido como Diabo, Satanás.
5.2. Na parábola dos quatro tipos de terra onde as sementes são lançadas, Jesus havia ensinado que o Diabo atua de três maneiras: tira a pequena fé que alguém começa a ter, enchendo o coração de dúvidas; traz sofrimentos ao que crê para que deixe de confiar; oferece prazeres mundanos aos creem para que sejam maus crentes.
Conclusão
Porque a “fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que não se veem” e porque o Diabo continua atuando, a pergunta permanece a mesma: Vocês creem em Jesus Cristo? Vocês continuam crendo ou já desistiram? Vocês estão dispostos a continuar crendo por toda a vida?
Nossa expectativa é que em nossos dias todos continuem como ele ouviu que os crentes de Tessalônica estavam. A notícia que ele recebeu foi que todos estavam firmes em Jesus Cristo! Que nós todos também permaneçamos firmes na fé!