44. O que Direi de Deus?

Êxodo 3.13                 

Introdução

1. No início da Copa do Mundo de 2006, o jornal O Globo publicou no caderno de Esportes esta manchete: “O acaso vai me proteger”. É uma expressão dentro da letra de uma música dos Titãs, que foi encomendada e adotada pelo Técnico da Seleção Brasileira. Parte da letra diz:

“O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar distraído

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar...”

Eu fiquei pensando: Por que não dizer “Deus vai me proteger...”. Continuei pensando: Por que as pessoas, mesmo religiosas, têm dificuldade em falar de Deus, falar em Deus, falar sobre Deus?

  1. Mesmo depois de ter um encontro maravilhoso e sobrenatural com Deus, Moisés também sentiu em seu coração quão difícil seria a tarefa de falar ao povo a respeito de Deus. Compartilhou essa dificuldade com o próprio Deus: “Quando o povo perguntar por Ti, que lhes direi a respeito?”.

Desenvolvimento

  1. Todos os que acreditam podem dizer que Deus existe!

1.1. Dizer que Deus não é uma mentira que vem sendo passada de geração em geração. Deus não é uma lenda que foi criada por povos primitivos. Deus não é uma criação da mente do homem para resolver seus problemas insolúveis.

1.2. Dizer que a natureza testemunha a existência de Deus. O salmista dizia com muita propriedade: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” (Salmo 19.1).). O profeta Daniel afirmava: “Há um Deus nos céus...” (Daniel 2.28) O apóstolo Paulo pregava: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entende e claramente se vêem pelas coisas quer estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Romanos 1.20)

1.3. Principalmente nós que temos uma experiência com Jesus Cristo precisamos testemunhar, como evidência de nossa crença, que Deus inclusive habita em nosso coração. Aliás, essa foi a promessa feita por Jesus. Ele afirmou: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14.23). É inclusive essa presença de Deus em nosso coração que tem feito diferença em nossa vida. É Deus presente em nosso coração que tem nos dados entusiasmos, força, poder, alegria, vitalidade, graça, paz, alívio, descanso, proteção, perdão, salvação.

1.4. É afirmando a existência de Deus que nós vamos ajudar pessoas a não confiarem no “acaso”, ou nos “ídolos”, ou nos “duendes”, ou nas “pedras, cristais, pirâmides, gurus”. 

  1. Todos nós precisamos dizer também que Deus recompensa os que O buscam.

2.1. Uma das razões por que algumas pessoas dizem que Deus não existe deveu ao fato de terem sido surpreendidas na vida com algum acontecimento trágico, com uma perda irreparável, com um sofrimento intenso. Essas pessoas então perguntam: “Onde estava Deus que permitiu esse acontecimento, essa perda, esse sofrimento? A partir daí essas pessoas deixaram de acreditar em Deus”. Aliás, esse é um dos capítulos da Filosofia da Religião, quando procura responder principalmente a essa questão...

2.2. Uma vez que o ser humano pecou contra Deus, escolhendo transgredir sua vontade no Jardim do Éden, todos se tornaram sujeitos às ações do Maligno que tudo faz para prejudicar as pessoas. A situação só começa a tomar outro rumo exatamente quando nos dirigimos a Deus nesses acontecimentos, nessas perdas, nesses sofrimentos. É a partir da nossa fé nEle e das orações a Ele dirigidas, que nós então serem ajudados, socorridos, confortados, fortalecidos. Deus nos dará compensações e Deus transformará o mal em bem (Salmo 118.5; Filipenses 4.19).

2.3. Tenha absoluta certeza: se você não buscar a Deus você ficará ainda mais exposto às adversidades da vida, mais fragilizado diante dos problemas, mais envolvido nas trevas e no desespero, mais inclinado a pensar que não vale a pena viver...

2.4. O dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior era um homem bastante inteligente, mas não acreditava na existência de Deus. Um certo dia, depois de fechar a porta, chegou uma criança aos prantos dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer. Após insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia para pegar o remédio Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando um remédio no escuro, entregou-o à criança, que agradeceu e saiu dali às pressas. Minutos depois, percebendo que havia entregado o remédio errado, concluiu que se aquela mãe o tomasse, teria morte instantânea. Desesperado, tentou alcançar a criança, mas não teve êxito. Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, começou a chorar e dizer que se realmente existia um Deus que não o deixasse passar por assassino. O tempo passava e de repente, sentiu uma mão tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar deparou-se com a criança em prantos. Imaginando o que teria ocorrido, o choro e o olhar triste daquela criança lhe atravessavam a alma. Ansioso, perguntou ao menino o que lhe havia acontecido. Então aquela criança começou a dizer: - "Senhor, por favor não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro do remédio, dá pro senhor me dar outro?". Lembrou do seu pedido a Deus, e, a partir daí, se tornou também um crente.

2.5. Amigo, Deus existe e te conhece pelo teu nome. Ele sempre tem o melhor para você, por mais que as circunstâncias mostrem o contrário. Creia neste amor que é maior do que qualquer um dos seus problemas, mesmo que estes sejam grandes e de difícil resolução. Creia na vida melhor que Ele tem preparada para você! Creia neste amor! Creia e você poderá ver milagres realizados só para você, pois você é, com toda certeza, um dos milagres de Deus aqui na terra.

Conclusão

  1. Se no primeiro momento era Moisés quem tinha a tarefa de falar de Deus às pessoas, depois as próprias pessoas passaram a ter experiência com Deus e muitas delas nunca mais foram as mesmas. Descobriram o poder, o amor, a justiça de Deus. Viram Deus abrindo as águas do Mar Vermelho, viram Deus alimentando-os 40 anos com o maná que caia do céu, viram Deus saciando-lhes a sede com água tirada da pedra, viram Deus lhes dando saúde todos os dias, de maneira que nenhum deles adoecia. Passaram também a falar de Deus.
  2. O Técnico da Seleção Brasileira adotou uma música que dizia ter proteção do “acaso”, mas vocês podem fazer diferente, a partir do momento quanto se tornarem crentes em Jesus Cristo. Aliás, quero perguntar a vocês que hoje estão aqui e que são nossos convidados: Querem entregar a vida de vocês nas mãos de Jesus Cristo para serem abençoados por Deus?