Dia do Funcionário Público

MENSAGEM PREGADA NO DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Lucas 19.1-10

CONVERSÃO DE UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Introdução

  1. Vez por outra, entre as muitas outras categorias de profissionais, os funcionários públicos também recorrem à greve. Às vezes o fazem porque os salários ficam congelados, outras vezes porque conquistas são ameaçadas, demissões são anunciadas, condições de trabalho são precárias.
  2. Diferentemente da maioria dos funcionários públicos federais, estaduais ou municipais, Zaqueu usava um outro recurso para garantir uma vida financeira melhor. Em vez de fazer greve, ele se apropriava de parte do pagamento das taxas e impostos que estavam sob sua responsabilidade.

Desenvolvimento

  1. "Pastor, o senhor está dizendo que Zaqueu era um funcionário público?" O relato bíblico diz que ele era publicano, o que significa que na época era um cobrador ou coletor de impostos para as os governantes.

1.1. Quando uma nação governava outra, à semelhança dos romanos que dominavam os judeus, os impostos eram cobrados e recebidos através dessas pessoas.

1.2. Por exercerem essa atividade, essas pessoas se tornavam antipáticas e rejeitadas pela sociedade. Em virtude desse fato, Jesus foi criticado por ter ido comer com eles (Mateus 9.9-13).

  1. Se não bastasse o fato dele executar essa tarefa, sua situação se piorava diante das pessoas porque além de tirar seu salário desses impostos, ele sempre tirava um pouco mais. Como sempre acontece com que age assim, as pequenas quantias foram se tornando cada vez maiores até que se tornou “rico” e “chefe” dos publicanos. Ao agir assim, diferentemente da maioria dos funcionários públicos que são honestos, dedicados, íntegros, ele conseguiu morar numa casa luxuosa, comprar roupas finas e usar os veículos mais novos da época.
  2. Essa história dele poderia terminar aqui, dizendo que viveu até o fim com esse estilo de vida. Todavia, ao ouvir falar que Jesus Cristo iria visitar sua cidade, por razões que existiam em seu coração, ele se interessou muito por conhece-lo de perto. Sabendo que Jesus iria passar por uma determinada rua onde havia uma árvore, ele subiu na árvore, por ser de pequena estatura, para ver Jesus mais de perto.

3.1. Qual foi a sua motivação? A riqueza e o luxo não eram suficientes para que tivesse satisfação existencial?

3.2. Ou foi o desprezo da sociedade que o marginalizando fazia com que sentisse solidão, sem ter amigos para se relacionar?

3.3.  Ou já havia percebido que também tinha necessidades espirituais que não estavam sendo atendidas, desejando muito ter uma experiência com Deus?

  1. Nessa época, Zaqueu já tinha ouvido que Jesus não discriminava os publicanos, chegando ao ponto de se relacionar com eles, que Jesus já havia ensinado que a “vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que tem”, que Jesus oferecia a todos os pecadores a oportunidade de terem perdão, que Jesus garantia salvação eterna a todos os que nele cressem.

4.1. Com esses sentimentos e pensamentos, em cima da árvore, seu coração explodiu de alegria quando Jesus o viu e disse que iria estar com ele em sua casa. Estava experimentando o amor de Jesus por ele.

4.2. Em sua casa, na comunhão com Jesus, consequentemente experimentou o perdão de seus pecados e sentiu sua alma limpa.

4.3. Para mostrar que estava iniciando uma nova vida, disse que iria devolver o que havia roubado, pois daquele dia em diante queria ser uma nova criatura.

  1. A experiência chegou ao clímax quando ouviu Jesus lhe afirmar: “Hoje veio salvação a esta casa”. Completou dizendo: “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que havia se perdido”.

Conclusão

A história de Zaqueu, que iria terminar de um determinado modo, ganhou um novo enredo através de Jesus Cristo. Assim também tem acontecido com outros tantos funcionários públicos e trabalhadores de várias profissões. Aqui mesmo, nesta oportunidade, há muitos de vocês que também se converteram a Jesus ganhando um novo estilo de vida e a salvação eterna.

Por isso, pergunto aqueles que ainda não tiveram essa experiência: “Quer se tornar um crente em Jesus agora, recebendo-o como seu Salvador e Senhor?”