226. Vale a Pena Ser Crente em Jersus

II Timóteo 1.12

VALE A PENA SER CRENTE

Introdução

  1. A expressão “o que vale a pena” geralmente é usada para expressar algo que se tornou valioso na vida de uma pessoa, apesar do esforço ou sacrifício ou adversidades que vivenciou para alcançar. Alguns exemplos: “Valeu a pena fazer a viagem, mesmo que o valor das passagens fosse caro, pois vivi novas experiências”, “Valeu a pena estudar para prova, mesmo perdendo horas de diversão, pois fui aprovado no concurso”, “Conhecer novos amigos valeu a pena, mesmo que houvesse dúvidas, pois me sinto mais feliz, “Valeu a pena fazer o investimento financeiro, mesmo com privações de prazeres, pois agora tenho o dinheiro que preciso”, “Valeu a pena torcer por esse time, mesmo que eu tenha amargado derrotas, pois ao final ele se tornou campeão”.
  2. A expressão é tão relevante que alguém chegou a escrever um livro perguntando “O Que Vale a Pena”, no qual se encontram relatos, histórias de vida, lembranças tão nítidas que conduzem a reflexões profundas na maneira que lidamos com indivíduos, espiritualidade, tempo, trabalho, saúde, boa conduta, adversidades entre outros, com textos escritos por pessoas comuns na faixa dos setenta, oitenta e noventa anos, compartilhando experiências de êxito e sucesso na vida (autora: Wendy Lustbader, Editora Jardim dos Livros, 2008).

Desenvolvimento

  1. Em outras palavras, isto foi o que o apóstolo Paulo declarou ao final de sua vida, depois de olhar para trás e ver tudo pelo que passou, todas as experiências, as adversidades, os sofrimentos, a conversão de centenas de pessoas, a multiplicação das igrejas e a influência do evangelho na sociedade de sua época.

1.1. Quando escreveu “eu sei em quem tenho crido e estou bem certo que é poderoso para guardar o meu tesouro até aquele dia”, ele estava dizendo: “Valeu a pena ter sido crente durante toda a minha vida, pois cumpri a minha missão e tenho garantida a minha salvação eterna”.

1.2. Em outro momento de sua história, ele afirmou: “Em nada tenho por preciosa a minha vida, conquanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24).  Ao se despedir das pessoas em Mileto e falar do que fazia em sua vida, ela estava dizendo que valia a pena ser crente porque havia encontrado uma missão, um propósito na vida e que considerava o mais importante de todos. Ele não vivia apenas por viver e nem deixava a vida o levar, dançando conforme a música.

  1. Se o poeta português Ferrando Pessoa deixou escrito “Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido” (https://www.pensador.com/a_vida_vale_a_pena/) vale a pena nascer e nos tornar crentes porque recebemos perdão der todos os nossos pecados, passamos a ter paz no coração, experimentamos alivio e descanso no cansaço e opressão da vida, desfrutamos de consolação nas tribulações da existência, temos esperança quanto a possibilidade da prosperidade, somos libertos e protegidos das forças do mal, ganhamos a certeza da salvação eterna.
  2. O cantor brasileiro Renato Russo morreu em 1996, vítima de complicações da AIDS. Em certo momento de sua história pessoal, ele disse aos seus fãs: “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem ou que os seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém” (https://www.pensador.com/a_vida_vale_a_pena/). Paulo apóstolo, que viveu uma vida íntegra, de acordo com a vontade de Deus, falaria às pessoas nos dias de hoje através de suas cartas: Não deixem que lhe digam que não vale a pena ser crente em Jesus Cristo por causa das dos deboches, das perseguições, das prisões e da morte, pois “como está escrito: As coisas que o olho não viu e os ouvidos não ouviram e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam” (I Coríntios 2:9). Vale a pena, porque Deus está preparando bênçãos para nossa vida que nós nem sabemos ainda.

Conclusão

Numa parte de sua poesia, Ferreira Goulart escreveu: “Como dois e dois são quatro, sei que a vida vale a pena, embora o pão seja caro e a liberdade pequena”.  Paulo apóstolo deixou escrito que valia a pena ser crente porque ele sabia em quem havia crido e que era poderoso para abençoá-lo cada vez mais. Vale a pena se tornar crente mesmo que muitos não sejam, vale a pena ser crente e ser batizado nas águas, mesmo que os dias possam parecer difíceis, vale a pena ser crente e membro de uma igreja cristã, mesmo que não consigamos entender tudo na vida. Vale a pena porque é o crente em Jesus Cristo quem irá para o céu, desfrutando da presença de Deus por toda a eternidade. Naquele dia, quando estivermos no meio daquela multidão de pessoas de todas as raças, tribos e nações, diante de Jesus Cristo, declarando “amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças,  honra, poder e força ao nosso Deus, para todo o sempre”, nós diremos: “valeu a pena ser crente”.