16. Não Sou Janta de Leão

Daniel 6.15-23 (20,21)

 Introdução

  1. Aqueles leões não viviam nos circos, treinados para alegrar as crianças. Eram leões aprisionados e tratados com pouca comida, para aumentar a ferocidade e destruir os inimigos lançados em suas covas, onde viviam.
  2. Acredito que naquela noite, considerando que novos inimigos haviam sido descobertos e presos, quando viram o cardápio, os leões ficaram imaginando qual seria o sabor da carne de crente.
  3. Ao verem Daniel sendo lançado na direção deles, os leões ficaram com água na boca, dizendo: ”Olha aí gente, a janta ta chegando”.
  4. De repente, todavia, diferentemente das outras vezes, eles não conseguiram abrir a boca, nem matar Daniel e nem rasgar suas carnes para saber o gosto. A razão era simples: crente não é janta de leão.

Desenvolvimento

 

  1. Interessados em saber qual havia sido a história, podemos constatar que:

1.1. Daniel e os outros crentes quando nasceram e se tornaram adolescentes perceberam que eram escravos naquele país dos medos e persas.

1.2. Mesmo em outra terra, seus pais os criaram como crentes, lendo a bíblia, fazendo oração e prestando culto a Deus.

1.3. Vendo que eles eram crentes, seus inimigos que eram de outra religião ficaram com inveja, armaram ciladas e queriam destruí-los.

1.4. Foram até o rei e fizeram fofoca deles, dizendo que haviam violado uma lei dos medos e persas, segundo a qual ninguém poderia fazer orações senão aos seus deuses.

1.5. O rei então, por causa da lei, pois Daniel lia a bíblia, fazia orações e cultuava Deus, determinou-lhe a sentença: ser lançado na cova dos leões.

1.6. O rei, todavia, era amigo de Daniel e ficou angustiado para saber o que havia acontecido. Surpreso, viu que Daniel estava vivo e ouviu seu testemunho: Deus os havia protegido.

  1. Anos mais tarde, outro crente também estava para ser lançado na cova dos leões: II Timóteo 4.16, 17.
  2. Se você me disser que em hoje em dia, na cidade onde vivemos, nem leão de circo existe mais para divertir as pessoas (é proibido usar animais nos circos), quero que leia o que o crente Davi escreveu no Salmo 57.4. Quero que lei também o que Pedro apóstolo deixou escrito em sua carta aos crentes: Pedro 5.8.

Conclusão

  1. Não é fácil ser crente adolescente em Jesus também em nossos dias. Além da oposição de familiares, da rejeição de amigos, da zombaria pela sociedade, ainda tem o Diabo tentando e provando sua fé.
  2. Todavia, tenha certeza desta verdade: crente não é janta de leão, nem do diabo e nem de quem quer que seja. Tenha certeza que Jesus Cristo sempre lhe proporcionará proteção, livramento, compensação, conforto, alívio, paz, perdão, salvação eterna.

Apelo:

Aos crentes: renove sua fé!

Aos não crentes: aceite Jesus agora,