Lucas 10.20
NOME ESCRITO NO CÉU
Introdução
- Quando uma pessoa se torna crente e pede seu batismo, tornando-se membro de uma igreja, na maioria das vezes seu nome é escrito no que antes se chamava Rol de Membros e hoje pode ser conhecido como Cadastro de Membros. Tanto podia ser registrado num determinado livro com índice alfabético, como na atualidade pode ser digitalizado em fichas virtuais no programa Excel dos computadores.
- Se a maioria das igrejas faz isto como ação administrativa para organização, anotação de dados pessoais e pesquisa de informações, Jesus Cristo revelou que o registro de nosso nome no céu é uma ação espiritual com valor para a eternidade, suficiente para nos alegrar o coração.
Desenvolvimento
- Esclarecendo um pouco mais essa ideia, ao escrever o apocalipse, João apóstolo fez referência aqueles que adoram a Deus na eternidade e que estão vestidos com roupas brancas, cujos nomes estão escritos no livro da vida (Apocalipse 3.5;13.8). Porque seus nomes foram escritos eles fazem parte dos adoradores salvos que tributam a Deus honras e glórias.
1.1. Não ter o nome escrito no livro da vida faz com que a pessoa seja identificada com a Besta (Apocalipse 17.8). Porque o nome não foi escrito no livro da vida, as pessoas ficarão admirando a Besta e suas obras.
1.2. Não ter o nome escrito no livro da vida tem como consequência o ser lançado no lago de fogo (Apocalipse 20.15). Porque o nome não foi escrito, o destino eterno será selado ao lado da Besta, do Falso Profeta e da Serpente.
- Mais ainda: bem antes da declaração de Jesus Cristo aos apóstolos e de sua revelação a João no livro do Apocalipse, Moisés já tinha esse conhecimento, pois em determinado momento de sua intercessão em favor do povo de Israel, ele menciona o assunto. Ele disse: “Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito”. Como resposta, Deus confirmou o fato (Êxodo 32.32,33).
- Anos mais tarde, o salmista também já havia se apropriado desse conhecimento e na sua oração em que manifesta sua frustração com as pessoas que vivem praticando iniquidade, ele incluiu esse pedido: “Sejam riscados do livro dos vivos, e não sejam inscritos com os justos” (Salmo 69.28).
- Agora, se você me perguntar quando o nome de uma pessoa é escrito no livro da vida, neste tempo da pregação do evangelho, eu penso e creio que ocorre quando ela se torna crente em Jesus Cristo. Minha convicção está nas palavras reveladoras de jesus Cristo, quando ele prometeu: “E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.
Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus” (Lucas 12.8,9). Quando uma pessoa se torna crente, Jesus determina que seu nome seja escrito no Livro da Vida.
Conclusão
Quando você se tornar crente, nós, como igreja, queremos escrever seu nome em nossos registros de membros. Queremos fazer isto demonstrando nosso interesse por você. Também, para orar em seu favor, sabendo por quem estamos orando. Igualmente para expressar nossa organização interna. Todavia, muito mais importante do que este gesto é a atitude de Jesus Cristo em registrar seu nome no Livro da Vida. Além de perdoar seus pecados e lhe conceder vida eterna, Jesus dará ordens aos anjos para escrever seu nome no céu. Daí, eu pergunto: quer se tornar crente em Jesus agora?