Dia da Bíblia -- 4

Lucas 4.14-21

JESUS E SEU AMOR À BÍBLIA

Introdução

  1. O livro que Jesus mais amava era a Bíblia. Ainda que já existissem livros sobre os mais variados assuntos, Jesus entendeu que a Bíblia deveria ser o seu livro predileto.

1.1. Era exatamente o Velho Testamento que tenho aqui em minhas mãos, conforme já comprovaram as pesquisas arqueológicas.

1.2. Era exatamente o Velho Testamento que tenho aqui em minhas mãos sem os livros apócrifos que as religiões têm acrescentado para sustentar suas heresias.

  1. 2. Declarações feitas por personalidades ilustres nesse sentido:

- Abraham Lincoln – presidente dos EEUU: “Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade. Todas as coisas boas do Salvador do Mundo nos são ditas através deste Livro”

- D. Pedro II, imperador do Brasil: “Eu amo a Bíblia, eu leio-a todos os dias e, quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas, mas, eu a amo, amo a sua simplicidade e amo as suas repetições e reiterações da verdade”.

- Coelho Neto, famoso escritor: “Livro de minha alma aqui o tenho: é a Bíblia. Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre à minha cabeceira, à mão. É dele que tiro o pão para a minha fome de consolo, é dele que tiro a luz nas trevas das minhas agonias”.

- Kevin Durante, jogador americano de barquete: “A Bíblia me impulsiona e me equilibra para jogar com o meu melhor, mas também me diz mais sobre o Senhor, como eu posso viver para Ele e tudo o que Ele tem feito por mim

- Keylor Navas, goleiro do Real Madri: “Temos um grupo de estudo bíblico e nos reunimos duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras. Às quintas-feiras ouvimos uma mensagem bíblica e conversamos sobre ela, sobre como ela pode nos ajudar a enfrentar a vida".

- Adauto Lourenço, cientista físico: “A Bíblia diz que todo ser humano veio de uma única e mesma mulher, assim como mostrou o estudo do DNA mitocondrial publicado em 1980... a Bíblia é coerente entre os seus 40 autores, mesmo tendo sido escrita em 3 continentes diferentes ao longo de 1.600 anos.”.

Desenvolvimento

  1. O amor de Jesus pela Bíblia foi claramente demonstrado quando mencionou as histórias bíblicas de Adão e Eva, Noé, Jonas revelando que lia a Bíblia, acreditava que foram verdadeiras e aplicava à sua própria vida, dizendo: “Como Jonas”, “Não separe o homem o que Deus ajuntou”, “Vigiai porque não sabeis quando virá o Filho do Homem”.
  2. Neste episódio ocorrido dentro da Sinagoga, quando lhe foi dada a oportunidade para ler a Bíblia, ele colocou-se de pé, abriu o texto de Isaías o profeta e falou sobre ela quando todos olharam para ele, relevando sua reverência, seu conhecimento e sua fidelidade ao texto.
  3. Ao longo dos seus ensinos e pregações Jesus muitas vezes incluiu textos bíblicos, mostrando que dessa forma queria que a Bíblia fosse a base de sua palavra. Três exemplos:

- Mateus 5.3 – Provérbios 16.18,19

- Mateus 5.38,39 – Lamentações 3.30

- Mateus 6.26 – Salmo 147.7-9

Alguém disse que a boca fala do que está cheio o coração. Se o coração está cheio de coisas do mundo suas palavras vão refletir isto em seu vocabulário.

Conclusão

  1. Uma Bíblia resolveu escrever um diário sobre sua relação com seu dono. Passado um ano, as anotações ficaram assim:

- Hoje, dia 2 de janeiro, meu dono começou um programa de leitura e disse que vai ler meus capítulos todos os dias...

- Hoje, dia 28 de fevereiro, a leitura não é mais diária, mas meu dono abre minhas páginas pelo menos uma vez por semana.

- Hoje, dia 25 de março, notei que já estou sem ser lida há duas semanas... Meu dono diz que está muito ocupado.

- Hoje, dia 12 de junho, Dia dos Namorados, meu dono abriu uma de minhas páginas, depois de dois meses, para copiar um texto do livro de cantares e ler para sua amada.

- Hoje, dia 25 de setembro, foi realizado um culto na casa de meu dono e quando ele me procurou para ler no estudo bíblico quase não me achou e até precisou esfregar um pano para tirar a poeira, pois me esqueceu na sua estante de livros.

- Hoje, dia 12 dezembro, em plena igreja, o pastor pediu às pessoas que tinham uma Bíblia para levantar e ele não pode fazer, pois fui esquecida em casa... Parece que não sou mais importante na vida dele.

  1. Se a Bíblia de Jesus, que era importante, tornou-se objeto do seu amor, reverência e aplicação na vida diária, nossa Bíblia é ainda mais importante, pois além do velho testamento tem o Novo Testamento, que nos mostra Jesus realizando curas e milagres, mostra Jesus deixando seus ensinos, mostra Jesus em seu sacrifício na cruz, mostra Jesus ressuscitado, mostra Jesus garantindo a nossa própria salvação eterna mediante o perdão de nossos pecados.