44. Resultados da Intercessão

I Samuel 12.23

RESULTADOS DA INTERCESSÃO

Introdução

  1. Além de pensar em si mesmo, pedindo a Deus que supra suas necessidades, você também pode fazer intercessão em favor de outras pessoas. Foi o que o profeta Samuel entendeu que deveria fazer em favor do povo.
  2. A intercessão ocorre quando a pessoa em favor da qual estamos orando a Deus está passando por várias necessidades ou problemas e nós podemos nos mostrar solidários a ela.
  3. A Bíblia revela que Jesus exerceu esse ministério enquanto estava neste mundo em favor dos seus discípulos e também exerce esse ministério hoje em nosso favor, estando à direita do Pai Celestial (Lucas 22.32; Romanos 8.34).

Desenvolvimento

  1. Ao orar diante de Deus em favor de outras pessoas, podemos fazer pensando em irmãos da igreja, familiares, pessoas de nosso círculo profissional e amigos, além dos inimigos que também temos.

1.1. Abrindo a Bíblia em Marcos 9.17-27 você encontra a história de um filho vítima de ataques dos demônios. Uma vez tendo afetada sua mente, sentimentos, consciência e expressão verbal, restava ao pai interceder por seu filho. Para que o resultado fosse efetivamente alcançado, Jesus estimulou o pai a desenvolver sua fé, pois era uma intensa batalha contra os espíritos malignos: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.  Vendo que o pai compreendera a necessidade de crer que era possível e vendo o sofrimento do filho, Jesus libertou o menino dos espíritos malignos. O resultado da intercessão foi visível a todos.

1.2. Voltando a abrir a Bíblia em Mateus 15.21-28 você é surpreendido com a atitude uma mãe em favor de sua filha possessa de demônios. A surpresa não é sua atitude de pedir a Jesus em favor da moça, mas a de ser capaz de mostrar claramente a Jesus o quanto estava interessada na solução do problema. Ao ouvir que não era judia e por isso não tinha os mesmos privilégios, ela lançou mão da ilustração dos cachorrinhos que comem do que cai da mesa para receber a bênção. Jesus ficou impressionado com sua fé em favor da filha e lhe concedeu o que necessitava, libertando-a dos mal. O resultado da intercessão foi imediato.

1.3. Lendo mais uma vez a Bíblia em Marcos 5.21-24, 35-43 você lê o relato da intercessão de um pai em favor da filha enferma que acabou morrendo. Ao perceber a gravidade da situação, Jesus acentuou a importância do pai não desfalecer em sua fé, não tendo medo: “Não temas, mas crê somente”. Manifestando o seu poder diante da intercessão do pai, Jesus Cristo ressuscitou a menina e a devolveu ao pai. O resultado da intercessão foi impressionante.

1.4. Prosseguindo em sua pesquisa bíblica, você chega ao histórico do militar que intercedeu em favor do seu funcionário, conforme narrativa de Lucas 7.1-10. Não era uma pessoa de seu círculo familiar, mas uma pessoa que fazia parte do seu relacionamento profissional. Sabendo que para Jesus fazer o milagre era necessário ter uma grande fé, o militar se antecipou declarando que sua experiência profissional já o havia ensinado que o seu desejo poderia acontecer. Jesus admirado curou o funcionário do militar dizendo: “Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé”. O resultado da intercessão foi inegável a todos.

1.5. Na sua carta escrita aos filipenses, o apóstolo Paulo menciona o que acontecera com Epafrodito, irmão e companheiro na obra de evangelização: Filipenses 2.25-30. Nesse texto, o apóstolo menciona a doença de Epafrodito e sua chegada quase à morte. Diante da gravidade da situação e da importância da vida de Epafrodito, Paulo em sua empatia resolveu interceder pelo irmão em Cristo Jesus. O resultado foi a continuidade da vida e do serviço cristão de Epafrodito.

  1. Nas páginas da Bíblia e nas histórias humanas ao longo do tempo e em vários lugares, não faltam relatos mostrando a importância de orar uns pelos outros e dos resultados que foram alcançados. Desde os dias de Abrão que intercedeu por seu sobrinho, passando por Samuel que intercedeu pelo povo e chegando a Paulo apóstolo que orava pelos membros das igrejas, Deus tem procurado pessoas que exerçam esse ministério: “Procurei entre eles alguém que construísse um muro e ficasse firme na brecha diante de mim em favor do país, para eu não o destruir, mas não encontrei!”. (Ezequiel 22. 30)

Conclusão

Seja por espontânea solidariedade à necessidade de alguém, seja porque alguém lhe fez esse pedido diante de uma situação, você tem a oportunidade de ser instrumento do poder e do amor de Deus e de ver os resultados de sua intercessão na vida de muitas pessoas. No mínimo, a expressão “Estou orando por você” fará muito bem para quem ouvi-la. A pessoa saberá que existe alguém que se importa com ela.