83. Revelações do Senhor

Gênesis 18.17-19

 

Introdução

  1. Vez por outras algumas pessoas expressam suas queixas por terem sido surpreendidas por algum fato desagradável e ninguém as avisou. Um cliente lamentou: “Meu nome foi parar no SPC e a empresa não me comunicou”. Um trabalhador comentou: “Perdi a perícia porque meu advogado não me informou a data”. Um paciente disse: “Minha situação era terminal e ninguém da família queria me dizer”. Um novo morador compartilhou: “Aluguei o apartamento no condomínio, mas a imobiliária não me avisou que a moradora de cima vive fazendo festas todo final de semana”.
  2. Exatamente para não ouvir esse tipo de queixa, por causa das nefastas consequências do furacão Florence que chegando à costa leste dos Estados Unidos, as autoridades responsavelmente estão alertando aos moradores daquela parte do país que fujam porque será o mais forte de todos os últimos.
  3. Quando Deus estava para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, por causa dos seus pecados, a vida de Abraão e de seus familiares seria tragicamente afetada... Então Deus entendeu que Abraão deveria ser avisado com antecedência, a fim de que se preparasse.
  4. Podemos então concluir que as revelações do Senhor além de nos iluminar no caminho a seguir, de nos ajudar a não sermos enganados pelos outros e de saber o que os outros não sabem para ajuda-los, as revelações do Senhor nos preparam para situações ruins que estejam por ocorrer.

Desenvolvimento

  1. 1. Pensem comigo: se os acontecimentos ruins já nos afetam pelo fato de serem ruins, eles se tornam piores quando somos surpreendidos, isto é, não temos condições de nos preparar.
  2. Talvez por isso mesmo, em linhas gerais, Jesus Cristo e seus apóstolos procuraram nos avisar, com antecedência, que a vida cristã não seria apenas um “mar de rosas num céu azul” ... Jesus revelou com antecedência: “No mundo tereis aflições... se a mim me perseguiram também perseguirão vocês”. (João 16.33). Paulo escreveu revelando previamente: “A vos foi destinado não somente crer no evangelho, também a padecer por ele” (Filipenses 1.29). João escreveu o livro do Apocalipse com esse objetivo muito claramente (Apocalipse 1.1; 4.1).
  3. Assim como não ocultou a Abraão um acontecimento que iria afetar radicalmente a vida deles, Deus também tem o compromisso de nos avisar, revelando com antecedência tragédias que podem ocorrer, a fim de nos prepararmos emocional, mental e espiritualmente.

Conclusão

  1. Antes de concluir, mais uma vez quero mostrar o elemento determinante da revelação de Deus a Abraão e também a nós: “Eu tenho conhecido sua fidelidade a mim”. Além da intimidade com Deus, nossa fidelidade a Ele torna possível sermos avisados com antecedência, para nos preparar.
  2. Preparados, podemos passar melhor pelas provações da vida.