5. Entre o Céu e a Terra

II Samuel 18.9

Introdução

  1. Um famoso poeta dramaturgo inglês que até hoje continua sendo mencionado na mídia disse: “Há mais mistério entre o céu e a terra do que imagina a nossa filosofia” (Shakespeare),
  2. Mistérios são fatos inexplicáveis, coisas que acontecem sem esclarecimento, situações que deixam as pessoas perplexas.
  3. Era assim que o jovem Absalão se sentia: acostumado na arte de cavalgar, destro na montaria, hábil com os cavalos – não entendia por que ficou preso pelos cabelos nos galhos do arvoredo. Pendurado entre o céu e a terra certamente ele desejava entender por que estava naquela inexplicável situação.

Desenvolvimento

  1. Eu pergunto, analisando o episódio: Não vira ele as árvores? Seus olhos não perceberam a altura dos galhos? Tivera ele uma cegueira repentina?

1.1. Na verdade, lendo toda a história de Absalão, percebe-se que ele já estava cego espiritualmente quando planejou e matou seu irmão Amon, deixando-se levar por um sentimento de vingança (II Samuel 13.28).

1.2. Estava cego espiritualmente quando se deixou levar pela cobiça do poder, querendo ocupar o coração do povo no lugar do rei, recebendo ater mesmo homenagens (II Samuel 15.2-6).

1.3.  Sua cegueira espiritual chegou ao clímax quando em sua vaidade pessoal ergueu uma estátua em sua própria honra, como se fosse o tal, o maioral, o fenomenal (II Samuel 18.18, 14.25, 26).

  1. Cego por esses sentimentos negativos que se passaram em seu coração e apareciam em suas atitudes, não pode mais ver seus planos sendo realizados na terra e nem garantindo a sua salvação eterna no céu, após a sua morte que ocorreu logo depois.
  2. Em virtude de sentimentos semelhantes e ainda outros sentimentos negativos que se alojam no coração humano, várias pessoas em nossos dias acabam presos – não em galhos de árvores, mas presos em cadeias, no vício de drogas, na criminalidade, na prostituição, na corrupção financeira, no amor ao dinheiro, no consumismo desenfreado, na agressividade temperamental.

3.1. Vingança, grandeza pessoal, vaidade, orgulho, inveja, carnalidade tem prejudicado a vida de adolescentes, jovens e adultos em todos os lugares, homens e mulheres, sem escolher classe social, cor, raça e religião.

3.2. Na relação das atitudes negativos que prejudicam o ser humano, Jesus Cristo esclareceu: “Do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias que contaminam homem”. prejudicam  sua vida terrena e comprometem a vida eterna (Mateus 15.19,20).

3.3. A relação das atitudes feita por Paulo apóstolo que impedem também a ida ao céu está em  I Coríntios 6.10.

 Conclusão

  1. Adotando um estilo de vida que reflete esses sentimentos e atitudes, muitos não estão vivendo bem aqui na terra e nem vão para o céu quando chegar a hora da morte.
  2. No caso de Absalão, logo depois que ficou pendurado entre o céu e terra, veio um soldado inimigo e lhe atravessou o corpo com uma lança e ele morreu ali, sem entender o que estava acontecendo.
  3. Eu particularmente não entendo por que pessoas ficam presas entre o céu e a terra, não se tornando crente em Jesus Cristo, que tanto pode abençoar a vida neste mundo e conceder a vida eterna. Continua sendo para mim um mistério.
  4. Por isso eu aconselho enquanto há tempo: aceite Jesus Cristo em seu coração e seja crente por toda a sua vida. Aconselho a fazer agora!