Juízes 13.8-14
O FUTURO DOS FILHOS
Introdução
- Muitos de vocês já ouviram falar ou já viram algum filme sobre a história de Sansão, o homem mais forte do mundo. Já sabem que a origem de sua força estava em seus longos cabelos e que foi traído por Dalila, que revelou seu segredo aos seus inimigos.
- O que talvez muitos não saibam é que tanto o seu pai quanto sua mãe, até mesmo antes dele nascer e crescer, queriam saber como iriam cria-lo. Queriam saber o que iriam ensinar-lhe e quais cuidados deveriam ter, para que ele se tornasse, como se tornou, uma pessoa relevante em sua comunidade.
Desenvolvimento
- Se naquela época, aqueles pais queriam proporcionar ao filho a melhor formação possível, considerando o melhor futuro que poderiam lhe dar, tenho certeza que, hoje em dia, esse interesse deve ser ainda maior. Afinal de conta, em nossos dias os perigos ainda são maiores, considerando principalmente o aumento da criminalidade, da promiscuidade, das drogas, da bebida alcóolica, da corrupção e da maldade, inclusive através da internet.
- Para alcançar esse objetivo, podem recorrer a artigos em revistas especializadas e livros específicos sobre como devem educar seus filhos, seja quanto à alimentação, vacinas, vestimentas, escolas, finanças, limites, relacionamentos, internet. Aliás esse tipo de literatura tem se multiplicado, o que mostra tanto a necessidade dos filhos quanto o interesse dos pais em buscar o que for possível. Alguns títulos de livros sugeridos aos pais são: “50 coisas que os pais nunca podem dizer aos filhos”, “Como criar filhos financeiramente inteligentes”, “Quem ama, educa!”, “101 ideias para curtir com seu filho”, “O cérebro da criança”, “As cinco linguagens do amor”, “Já tentei de tudo”, “A Vida com Crianças”, “Socorro, meu filho não tem limites”, “O Poder da Ação para as Crianças”, Educando Filhos para Empreender”, “Como Falar sobre Dinheiro com seus Filhos”, “Como Criar Filhos na Era Digital”.
- No caso dos pais de Sansão, considerando a formação religiosa que tinham e a experiência espiritual que viveram, eles queriam receber de Deus mesmo as orientações. Em nossos dias, por mais que existam orientações profissionais sobre como educar os filhos, a mais importante de todas é também proporcionar aos filhos as orientações que vem da parte de Deus.
3.1. Se no caso dos pais de Sansão as orientações foram dadas através de um anjo, em nossos dias, tudo o que Deus já revelou através dos anjos, dos profetas e de Jesus Cristo está nas páginas da Bíblia. Por isso, o principal livro dos pais deve ser a leitura da Bíblia para seus filhos.
3.2. Esta compreensão a respeito da relevância da Bíblia vai mostrar, sem sombra de dúvidas, que além de alimentação, vacinas, vestimentas, escolas, finanças, limites, relacionamentos, internet, os filhos precisam ter uma formação cristã, baseada em valores e princípios, padrões éticos e morais, imunizados contra a influência do mundo e de Satanás.
Conclusão
Se a época dos pais de Sansão e as últimas épocas tiveram seus desafios, que os respectivos pais necessitaram enfrentar para proporcionar o melhor aos seus filhos, em nossa época surgiram novos desafios como a gestão dos recursos digitais e o uso da internet: “A terapeuta canadense Cris Rowan, por exemplo, defende que o uso delas por menores de 12 anos é prejudicial ao desenvolvimento e aprendizado. O psicólogo e psicanalista alemão Joseph Knobel Freud acredita que a tecnologia está bloqueando e prejudicando a capacidade de comunicação entre pais e filhos. Para ele, o principal problema está relacionado à sucumbência dos pais diante da necessidade de soluções imediatas, não se estabelecendo a reflexão e o diálogo. Como consequência, a sociedade está gerando crianças mais ansiosas, com transtornos de déficit de atenção, hiperatividade (TDAH) e conduta” (https://trilhadacrianca.com.br/educar-filhos-na-era-digital-e-um-dos-maiores-desafio-para-os-pais/). Isto significa, em outras palavras, que os pais atuais precisam mais do que nunca das orientações de Deus para o que o futuro de seus filhos seja o melhor possível.