Jeremias 31.15,16
RECUPERANDO CRIANÇAS EM RISCO
Introdução
- De acordo com as estatísticas publicadas a respeita da situação de crianças atraídas para as drogas, prostituição infantil, criminalidade, trabalho escravo, mendicância, os números informam que: cerca de 10 milhões são obrigadas a se prostituir, mais de 100 milhões perambulam pelas ruas de cidades, mais de 2 milhões morrem e mais de 4 milhões se tornam deficientes em virtude de guerras e guerrilhas, cerca de 100 a 200 milhões são exploradas pelo trabalho escravo.
- Ao saber dessa dramática realidade no mundo, no Brasil e em nossa cidade, os cristãos são chamados por Deus a atuar de modo preventivo e corretivo para que essas crianças possam ser salvas. Não apenas oferecer uma classe de EBD, mas agir de modo mais amplo e estratégico, com projetos que alcancem pelo menos as que estão em seu raio de influência.
Desenvolvimento
- Na situação descrita nos dias do profeta Jeremias, o texto fala não apenas de números estatísticos, mas de reações profundamente emocionais em virtude do que havia acontecido com as crianças.
1.1. O texto menciona um povoado chamado Ramá, situado ao sul de Israel. O local fora invadido pelos inimigos e as crianças foram as primeiras levadas cativas.
1.2. Diante da tragédia, as mães expressaram um profundo choro amargo, cujo lamento mostra que não conseguem encontrar consolação em mais nada. As lágrimas se multiplicaram em suas faces num pranto interminável.
1.3. Diante desse quadro, Deus surgiu através do profeta Jeremias para revelar que as crianças que foram levadas cativas seriam recuperadas. A mensagem de recuperação das crianças seria a única que poderia estancar o pranto de todos os que estavam abalados.
- Infelizmente, ao longo da história humana, as crianças tem sendo objeto de maltrato, domínio, indiferença, abandono, perseguição e mortes.
2.1. Nos dias de Moisés, as crianças foram vítimas da ação diabólica de Satanás através do impedimento de nascimento de meninos, que deveriam ser mortos pelas parteiras. Deus intervém para salvá-lo através de Miriam e torná-lo líder de uma nação.
2.2. Na época do nascimento de Jesus Cristo o rei Herodes usado por Satanás para impedir seu nascimento, lançou mão de um decreto determinando a perseguição e morte de todas as crianças menores de 2 anos de idade. Deus usou seus pais para levá-lo Egito, a fim que fosse poupado e cumprisse seu ministério de salvação eterna.
- Diante das necessidades em nossos dias, uma das organizações que tem atuado em favor das crianças é a Visão Mundial, Segundo a sua história, “surgiu em 1950, depois que o fundador, Bob Pierce, se deparou com uma criança abandonada na rua. Na época, assim como é hoje, as guerras deslocavam refugiados que precisavam de ajuda. Ele decidiu que precisava fazer alguma coisa. Desde então, seguimos tomando essa mesma decisão todos os dias. A Visão Mundial é hoje a maior organização não-governamental cristã do planeta, com presença em mais de 100 países. Estamos em milhões de territórios, de pequenos povoados a grandes centros urbanos, trabalhando pela garantia da proteção e dos direitos de crianças”. Suas áreas de trabalho são advocacia e ações políticas, ações emergenciais, erradicação do trabalho infantil, Fé e Desenvolvimento, Geração de Renda e Segurança Alimentar, Mobilização Social e Sustentabilidade, Proteção da Infância e Adolescência, Comissões de Proteção na Escola.
Conclusão
Além de participar de uma dessas organizações evangélicas através de contribuições mensais pensando nas crianças do mundo e do Brasil, nossa igreja também pode criar um grupo de planejamento para estudar e apresentar estratégias objetivando o cuidado, a prevenção e a recuperação das crianças que estão em situação de risco ao nosso alcance geográfico e relacional. Tudo o que vá além de uma classe na EBD terá como justificativa as palavras de Jesus Cristo: “Deixai vir as mim os pequeninos porque dos tais é o Reino dos Céus” (Marcos 10.14).