89. Crentes Para Sempre

Hebreus 10.38,39

Introdução

  1. Muitas pessoas já sabem que não é fácil ser crente, mesmo que o evangelho tenha uma proposta simples, segundo a qual basta a pessoa se arrepender de seus pecados e crer em Jesus Cristo.
  2. Todavia, se não é fácil ser crente, também não é fácil permanecer como crente, principalmente diante dos sofrimentos que também existem na vida cristã e também em virtude das tentações que fazem parte do dia a dia de cada um de nós.
  3. Por isso, é comum constatar que somente a minoria da população faz parte das igrejas e dentre esta minoria nem todos conseguem perseverar na fé. Todavia, como afirma o autor da carta aos hebreus, nós não somos daqueles que recuam ou desistem. Uma vez sendo crentes, somos crentes para sempre.

Desenvolvimento

  1. É verdade que se você ler com atenção os evangelhos, pode perceber que Jesus mesmo viu pessoas desistindo e virando-lhe as costas (João 6.66). Mas como afirmou o autor da carta aos hebreus, nós não somos daqueles que recuam e desistem. Uma vez crentes, somos crentes para sempre.
  2. Também é verdade que Paulo apóstolo menciona pessoas que abandonaram a fé cristã e chega a citar seus nomes (I Timóteo 6.10; 6.20,21; II Timóteo 2.16-18; 4.10). O autor aos hebreus também registra que alguns deixaram a congregação (Hebreus 10.25). Todavia, ao olhar para si e para outros crentes, esse mesmo autor aos hebreus afirma que nós não somos daqueles que desistem ou recuam. Uma vez crentes, somos crentes para sempre.
  3. A nossa experiência de salvação com Jesus Cristo é semelhante aquela do apóstolo Pedro, quando Jesus perguntou aos apóstolos se eles não queriam igualmente desistir e recuar. Pedro apóstolo respondeu: “Para onde iremos nós, se somente tu tens palavras de vida eterna e nós temos crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus” (João 6.67-69). Uma vez crentes, somos crentes para sempre. Não somos daqueles que desistem e recuam.
  4. E, se por alguma razão, alguma coisa nos acontecer que aparentemente dê a impressão de que nos afastamos temporariamente, à semelhança do salmista, nós sempre conversamos conosco mesmo e nos aconselhamentos a voltar, pois somos capazes de ver o quanto Deus tem nos abençoado (Salmo 116.1-7). Percebemos essa verdade: Uma vez crentes, somos crentes para sempre. Não somos daqueles que desistem e recuam definitivamente.

Conclusão

Eu sei que não é fácil ser crente, mas se o Espírito de Deus o está chamando para crer em Jesus Cristo não deixe pra amanhã... toma essa decisão ainda hoje, agora. Mais ainda: faça uma decisão para sempre, custe o que custar. Faça uma decisão para sempre e não por alguns dias. Faça uma decisão que o leve até a eternidade, pois Jesus mesmo disse: “Aquele que perseverar até o sim será salvo” (Mateus 24.13). E se você esteve afastado, hoje é o dia de você retornar para Jesus, pedindo sua reconciliação com Deus.