108. Uma Decisão Errada

Mateus 27.21-23

Introdução

  1. Decidir sobre situações faz parte da história de todos nós. A necessidade de decidir ocorre em várias áreas: casamento, compra de imóvel, profissão a exercer, curso a estudar, banco onde guardar dinheiro (quanto tem).
  2. Infelizmente além de decisões acertadas em nossa vida, certamente também podemos lembrar que fizemos decisões erradas. Algumas deixaram seqüelas até os dias de hoje.

Desenvolvimento

  1. Essa experiência de escolher erradamente sempre me faz lembrar a multidão que também escolheu Barrabás em vez de Jesus Cristo. Depois de ser preso e julgado pelos judeus, Jesus foi levado à presença de Pôncio Pilatos para que ele desse a sentença. Em vez de fazer seu julgamento, Pilatos chamou a multidão para julgar Jesus. Mais ainda: colocou Barrabás junto com Jesus e mandou a multidão escolher entre Jesus e Barrabás.
  2. Se fôssemos considerar as ações de Jesus, diríamos que a multidão deveria ter escolhido Jesus, que durante 03 anos do seu ministério fazia o bem em favor das pessoas (Atos 10.38).

2.1. Do ponto de vista teológico, já sabemos que Jesus antecipadamente sabia de sua condenação e morte. Jesus veio a este mundo para ser morto em nosso lugar. Jesus morreu para cumprir o propósito de Deus em nos salvar.

2.2. Todavia, do ponto de vista humano, se Jesus fazia o bem às pessoas, você talvez pergunte: “Por que as pessoas escolheram Barrabás em vez de escolher Jesus?”.

2.3. Marcos responde claramente a essa pergunta quando narra o episódio. Uma vez chamada para escolher entre Jesus e Barrabás, em vez das pessoas terem sua própria decisão como base no que Jesus havia feito, a multidão escolheu Barrabás porque foi incitada pelos líderes. A multidão foi influenciada, persuadida, convencida a escolher Barrabás.

  1. Se todos nós sofremos as consequências de escolhas erradas que fazemos, também todos nós sofremos consequências espirituais e eternas quando não escolhemos Jesus.

3.1. Vamos começar por Judas. Torturado pela consciência cometeu o suicídio.

3.2. Pôncio Pilatos. Angustiado por não ter escolhido Jesus, segundo a tradição passou o resto da vida no ato compulsivo de lavar as mãos.

3.3. O povo judeu. Por ter rejeitado Jesus foi destruído pelos romanos e até hoje é perseguido em todos os lugares.

3.4. Nós, nós também. Se rejeitarmos Jesus vivemos sem Deus neste mundo, expostos às artimanhas de Satanás, dominados por pecados e condenados por toda a eternidade.

3.5. Se eles fizeram uma escolha errada você pode fazer a escolha certa. Através de sua morte Jesus pagou o preço para o perdão de seus pecados. Através de sua ressurreição Jesus garantiu sua salvação eterna. O que parecia ser o triunfo mal se tornou o modo pelo qual Deus nos abençoa hoje.

Conclusão

  1. O que as pessoas hoje devem fazer para que a decisão seja correta? A resposta que está na Bíblia é que devem crer em Jesus, passando a segui-lo, mediante o arrependimento de seus pecados.
  2. Ao escolher Jesus, você acerta. A Bíblia ensina: “Veio para os seus e os seus não o receberam; mas a todos quando nele creram deu-lhes o poder de serem filhos de Deus” (João 1.111,12).