I João 2.14
JOVENS FORTES E VITORIOSOS
Introdução
- Escrevendo a respeito do fracasso de um famoso jogador de futebol, um comentarista esportivo disse: “Dá vontade de chorar... Não apenas de tristeza, mas também por um pouco de raiva. Ele não tinha o direito de ser apanhado pela torcida usando substâncias proibidas... Não é apenas por ele que sinto pena e raiva. É por tudo o que ele representa para uma juventude carente de ídolos... (Sérgio Noronha. Artigo “Que Droga”, Jornal do Brasil, 30.8.l997, pg. 23).
- Expressando um pensamento contrário, o apóstolo João escreveu sobre jovens que, em vez de serem derrotados e fracassados, eram fortes e vitoriosos. O sentimento do apóstolo João não foi de tristeza e nem de raiva diante dos jovens cristãos dos seus dias, mas de alegria e satisfação ao vê-los vencendo as drogas, a promiscuidade, a criminalidade, a corrupção, os vícios porque tinham força espiritual no coração deles.
Desenvolvimento
- Por mais que alguns jovens até busquem se afastar de uma vida errada para terem sucesso, êxito e prosperidade, nem sempre esse propósito é alcançado, considerando principalmente a fraqueza da natureza humana, as seduções do mundo e as tentações de satanás.
1.1. Os que tem conseguido encontrar força e ver vitória são os jovens que ouvem o evangelho, arrependem-se de seus pecados e recebem Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Exatamente por isso, um outro jogador de futebol chamado Silas, que se tornou crente, escreveu para o jogador que fracassou: “Ofereça seu coração para Cristo” (Paulo Silas do Prado Pereira, Jornal do Brasil, 30.8.1997, pg. 24).
1.2. A força e a vitória estão em Jesus, porque através de Cristo, opera-se uma transformação na natureza humana, o mundo deixa de ser atraente, satanás passa a ser derrotado e o jovem recebe o Espírito Santo, sendo por Ele ungido, guiado e dirigido.
- Infelizmente, em nossos dias, em vez de vermos as instituições, a mídia e sociedade prestigiarem o evangelho, o que vemos é uma orquestração de forças, estratégias e propósitos na depreciação da vida cristã, quer seja através de opiniões contrárias, quer seja através de propagandas maldosas, quer seja através de ações ateístas.
2.1. Nos meios acadêmicos, onde predomina a presença dos jovens, o que se faz é cada vez mais colocar a ciência em conflito com a fé, além de disseminar ideologias que se opõem ao cristianismo. Pesquisas já feitas mostraram que, no meio universitário em vários países, até mesmo cristãos professos tem se deixado influenciar e tem se afastando da igreja, prejudicando suas carreiras e o futuro espiritual deles.
2.2. Vários meios de comunicação e mídias sociais tem se prestado a divulgar com alarde situações pontuais e ocasionais de falhas praticadas por líderes cristãos como se isto fosse uma realidade de toda a liderança evangélica, no objetivo de gerar vergonha, humilhação e difamação, fragilizando principalmente os jovens que estejam interessados em se tornar crentes ou em jovens que já são crentes. Ignoram, intencional e maldosamente, que Jesus Cristo foi perfeito e que a maioria dos líderes evangélicos procuram viver da melhor maneira possível.
2.3. O tráfico de drogas, o aliciamento de criminosos, a violência sexual, a disseminação das bebidas alcoólicas, as discotecas e os pancadões se esforçam ao máximo para atrair o maior número de jovens para suas fileiras, tendo como “slogan” a filosofia hedonista, a efemeridade da existência e o vazio da alma. O relativismo, a pluralidade, a permissividade são apresentadas como o melhor estilo de vida a ser adotado, levando os jovens na direção do mal.
Conclusão
Se os jovens crentes da época do apóstolo João se mostraram fortes e se tornaram vitoriosos, o mesmo também tem acontecido ao longo do tempo e nos dias atuais. Não apenas está crescendo o número de jovens que se tornam crentes, elevando o índice estatístico deles na população brasileira, conforme pesquisa feita recentemente pelo Instituto Data Folha (https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/por-que-a-juventude-brasileira-esta-se-tornando-cada-vez-mais-evangelica/), mas também são muitos os jovens cristãos que estão procurando ter uma vida santificada, servir através de algum ministério, participar de encontros de avivamento espiritual, testemunhar sobre a necessidade de todos se tornarem crentes em Jesus.