Atos 16.25-34
LINDAS HISTÓRIAS DE BATISMOS
Introdução
- Não apenas uma pintura ou uma poesia ou uma história recebeu de entendidos o atributo de linda obra de arte. Na verdade, são dezenas, centenas, milhares de obras de artes que assim foram adjetivadas.
- O mesmo pode se afirmar a respeito de histórias de batismos ocorridos ao longo dos séculos. Desde os primeiros, nas águas do rio Jordão através de João Batista, passando por aqueles feitos por Paulo apóstolo, até os que têm sido praticados ultimamente, inclusive o meu, o seu, o de muitos e destes que serão hoje realizados. De todos podemos afirmar que são lindas histórias de batismo.
Desenvolvimento
- Chamando sua atenção para esta história registrada no livro de Atos, é justo afirmar que foi uma linda história de batismo por alguns detalhes, que desejo destacar.
1.1. Paulo e Silas estavam na cadeia, onde ele era carcereiro. Era essa sua profissão: tomar conta de prisioneiros. No caso de Paulo e Silas, não eram criminosos. Tão somente tinham pregado o evangelho em praça pública, razão porque foram perseguidos, maltratados e presos. Esta injustiça deixou o carcereiro impressionado.
1.2. Mais impressionado ele ficou ao ver que Paulo e Silas não reagiam como os outros. Em vezes de ficarem revoltados, queixosos, amargurados, eles começaram a cantar hinos, adorando a Deus em meio a dor. Esta reação impressionou ainda mais o carcereiro.
1.3. Com o terremoto ocorrido e imaginando que os presos haviam fugido, comprometendo o trabalho dele, quis dar cabo da própria vida, para não ser condenado pelo império romano. Paulo e Silas disseram-lhe que não se suicidasse, pois continuavam ali. Na verdade, Paulo e Silas queriam testemunhar para ele o poder de Jesus Cristo, o que de fato ocorreu.
1.4. Como resultado, ele se converteu, pediu seu batismo, tornando-se membro da igreja. Mais ainda: teve a alegria de ver toda a sua família também ser batizada.
- Pensando agora nas histórias das pessoas que serão batizadas hoje, você verá que é pertinente fazer a mesma afirmação.
2.1. Se um dia você tiver a oportunidade de ouvir seus testemunhos, dizendo como eram antes, como foi o processo de conversão e como se sentem hoje, você verá que inegavelmente suas histórias são belas histórias de batismo.
2.2. Ao conhecer as experiências amargas da existência de cada um, compreenderá por que alguns teriam se sentido desanimado da vida várias vezes. Compreenderá que a experiência com os prazeres deste mundo era a opção que conheciam para esquecer os sofrimentos. Compreenderá que na verdade nunca foi desejo dessas pessoas deixarem seus familiares decepcionados.
2.3. Por isso, a conversão de cada um passou por processos de amadurecimento espiritual ao longo do tempo, principalmente para terem certeza de que a fé em Jesus Cristo nunca seria uma experiência enganosa, ilusória, frustrada. Como resultado, a convicção de que Jesus Cristo perdoa pecados, sara feridas, transforma a vida e garante a salvação eterna se tornou inequívoca.
Conclusão
É apropriado, no caso de cada uma dessas pessoas que estão sendo batizadas hoje, concordar com Jesus quando disse que os anjos no céu se regozijam por mais pecadores que se arrependeram, tornaram-se crentes e estão fazendo a vontade de Deus.
Meu desejo, de todo o coração, é muitas outras belas histórias possam ser escritas no céu com mais decisões de pessoas pedindo o batismo porque já se tornaram crentes em Jesus.