João 7. 2, 8, 10-14
JESUS IA A FESTAS
Introdução
- Diante da realização de mais uma festa comemorativa da emancipação de nosso município, eu me lembrei que também a Bíblia menciona festas que eram realizadas em na cidade Jerusalém, em Israel.
1.1. Nessas ocasiões, os judeus que estavam espalhados em várias outras partes do mundo também nela se faziam presentes. Atos registra que para festa de Pentecoste acorreram pessoas de vários países.
1.2. Na verdade existiam nove grandes festas: Pentecoste, Tabernáculos, Páscoa, Pães Ázimos, Primícias, Trombetas, da Expiação, Purim, Dedicação que eram realizadas na cidade de Jerusalém.
1.3. O texto bíblico que foi lido mostra Jesus presente numa dessas festas, a dos Tabernáculos, associada à colheita anual, quando também armavam tendas. Embora em oculto no primeiro momento, depois abertamente ele se faz presente e aproveitou a ocasião quando muitas pessoas estavam juntas para ministrar seus ensinos.
- Aproveitando o ensejo quero comparar as duas festas (a festa bíblica e a festa do nosso município) e salientas duas diferenças básicas PARA EXPLICAR PORQUE JESUS SE FEZ PRESENTE NAQUELA FESTA.
Desenvolvimento
- Jesus se fez presente porque aquela era uma festa para glorificar a Deus.
1.1. A festa dos Tabernáculos acontecia no final da colheita das frutas e o povo de ajuntava para agradecer a Deus. Armavam tendas para lembrarem a época quando viveram no deserto, uma terra estéril, como nômades, sem terem fartura de alimento. Por isso queriam agradecer a Deus. Aliás, esse propósito de ter uma festa para celebrar Deus estava previsto em Levítico 23 mostra Deus instituindo a celebração da Festa dos Tabernáculos ou também conhecida como Festa das Colheitas. Era uma festa de grande alegria: “E vos alegrareis perante o Senhor por sete dias... Por sete dias habitareis em tendas de ramos... para que as vossas gerações saibam que os filhos de Israel, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 23: 40-43).
1.2. O mesmo não se pode dizer a respeito desta festa em nossa cidade. É evidente que a festa não está direcionada para a glória de Deus. Pelo contrário, é uma festa onde a maioria dos participantes mais uma vez não respeitam valores espirituais, entregam-se às bebedeiras e farras, aproveitam a ocasião para dar vazão à carne e desfrutar dos prazere4s do munndo.
- Jesus se fez presente porque naquela festa havia muitas pessoas interessadas em ter com Ele uma experiência espiritual.
2.1. Desde quando nasceu Jesus era procurado pelas pessoas. Primeiro foram os magos que disseram: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus, porque vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”. Depois foram os gregos que disseram a Filipe: “Queremos ver Jesus”. Nessa festa, muitas pessoas perguntavam: “Onde está Jesus?”. Eram homens e mulheres que desejavam ser abençoados por Jesus, tendo perdão de seus pecados e vida eterna. Por isso, inclusive, a parti de certo momento Jesus começou a ministrar seus ensinos-
2.2. Numa festa como esta que acontece em nossa cidade, regada a bebidas, prazeres e pecados, uma festa claramente mundana, é claro que a maioria das pessoas nem está pensando em Jesus e muito menos interessada em buscar Jesus e ainda muito menos em dar atenção aos ensinos de Jesus. Pelo contrário, na maioria dos casos é uma festa de ateístas, de idólatras, de macumbeiros. Consequentemente, é uma festa muito mais para Satanás e seus demônios que para Jesus.
Conclusão
Diante dessas comparações que traz à tona a verdade dos fatos, Deus quer que tenhamos três atitudes.
- Vamos orar pelas pessoas que estão na festa do nosso município para que sejam perdoados por Deus, protegidos de Satanás, salvas por Jesus e venham para nossa igreja.
- Vamos orar em favor dos responsáveis pelos eventos em nossa cidade para que tenham valores espirituais, respeitem as igreja e cumpram as leis estabelecidas.
- Vamos orar por vocês que estão hoje aqui neste tempo e que compreendendo claramente os fatos como crentes, aproveitando a oportunidade para testemunhar de Jesus Cristo aos seus conhecidos que estejam na festa do município.