122. Reanimado por Pessoas

Atos 28.15

REANIMADO POR PESSOAS 

Introdução

  1. Vez por outra chega ao nosso conhecimento que alguém está desanimado com seu trabalho ou com a família ou com a igreja... Desanimado com tudo na vida! Era como estava o apóstolo Paulo ao chegar à cidade de Roma, depois de ter sido preso mais uma vez, depois de passar por um naufrágio e depois de ser mordido por uma serpente.
  2. Era o grande apóstolo Paulo, um crente que fora capaz de passar por uma série de problemas e dificuldades. Na carta aos Coríntios, ele escreveu: “Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez” (II Coríntios 11.24-27). Chegou um dia, porém, que o desânimo bateu à sua porta e entrou em sua alma.

Desenvolvimento

  1. Às vezes nós imaginamos que os crentes, inclusive nós mesmos, somos de ferro, de aço, resistentes a todos os tipos de adversidades e problemas e que nada será capaz de abater ou desencorajar, como está na tradução da NVI. Esquecemos que outros grandes crentes também viveram esses momentos de desânimo.

1.1. Crentes como Elias, conforme histórico registrado em I Reis 19. 3,4

1.2. Crentes como Davi conforme compartilhou no Salmo 42.6; 38.6

1.3. Crentes como Jeremias em sua oração em Jeremias 10.14-18

1.4. Esquecemos que o próprio Jesus Cristo também se sentiu triste até a morte: Marcos 14.34

  1. Quando a hora do desânimo chega, eu fico a perguntar: O que poderia nos recuperar o ânimo? Algum comprimido pode ser encontrado nas prateleiras de uma farmácia? Algum exercício físico poderia ser indicado? Algum tipo de festa ou entretimento poderia ser buscado? Comprar e usar uma roupa nova seria uma solução? Uma viagem turística poderia ser feita?

2.1. O texto bíblico informa que o ânimo do apóstolo Paulo foi recuperado quando ele viu os irmãos da igreja ao chegar na cidade de Roma. Em outras palavras: a visão e a proximidade de outras pessoas lhe fizeram bem. As palavras de boas-vindas lhes curaram a alma. Os abraços que recebeu encheram seu coração de encorajamento. A solidariedade que percebeu naquelas pessoas modificou sua química emocional e ele sentiu-bem muito bem.

2.2. Precisamos entender que uma das razões porque Jesus criou a igreja foi proporcionar relacionamento afetivo das pessoas umas com as outras. Ao criar a igreja e ajuntar as pessoas, Jesus pretendeu acabar com a solidão e a vida solitária. Ao atrair pessoas para a igreja Jesus objetivou suprir necessidades de relacionamento que são imprescindíveis na vida das pessoas, principalmente quando estão abatidas, arrasadas, abaladas. A igreja existe para que pessoas amem umas às outras, cuidem umas das outras, confortem umas às outras, sustentem umas às outras, perdoem umas às outras, chorem umas com as outras, riam umas com as outras, amparem umas às outras.

Conclusão

Todos nós estamos sujeitos a momentos de desânimo na vida e através de relacionamentos sinceros, fraternos e amigos podemos superar esses momentos.  Ao ver pessoas que o amavam, Paulo apóstolo deu graças a Deus, porque Deus também nos dá pessoas para nos animar e nos faz existir para animar outras pessoas. Minha oração é que assim sejamos uns  para com os outros.