Hebreus 11.1,2,6
A FÉ EM DEUS
Introdução
- Sendo um dos atributos da personalidade, a fé leva os seres humanos a acreditarem de maneira natural em pessoas, em objetos, em ideologias, em notícias divulgadas, em promessas feitas, em remédios os mais diferentes, em instituições, em superstições, em rituais religiosos e assim por diante.
- A partir dessa realidade humana, o texto bíblico convida cada um de vocês a acreditar em Deus. A diferença é que, neste caso, em vez de ser uma fé natural, ela se torna uma fé espiritual. Quando alguém resolve acreditar em Deus, sua dimensão espiritual interior é acionada e ele passa a ter uma experiência transcendental, sobrenatural, eterna.
- Mais ainda: além de crer em Deus, também acreditar que Ele recompensa aqueles que O buscam em orações, súplicas, clamores, intercessões.
3.1. Aliás, apenas acreditar que Deus existe é uma experiência incompleta se não tem aplicação na vida e em seus vários aspectos, isto é, na vida em família, nos negócios, nos relacionamentos sociais, nos compromissos assumidos, nas escolhas que são feitas.
3.2. O que torna relevante a experiência de crer é Deus são os resultados que essa fé produz em nossos pensamentos, sentimentos, atitudes, comportamentos, vontade e consciência.
Desenvolvimento
- Para provar esses resultados e efeitos da fé em Deus na vida das pessoas, o texto relacionou a história de várias pessoas e o que elas fizeram.
1.1. Abel acreditou em Deus e sua fé o fez descobrir como deveria ser o ato de culto correto. Evitou formas de cultos idólatras, místicas, sensoriais, supersticiosas, sincréticas. Aprendeu, ainda em sua época, que o culto deve ser em espírito e em verdade.
1.2. Enoque acreditou em Deus e sua fé determinou sua maneira de viver e de morrer, deixando-o preparado para partir deste mundo na sua hora, através de um arrebatamento. Quer morresse e tivesse o corpo sepultado ou cremado ele foi se encontrar com Deus na eternidade.
1.3. Noé acreditou em Deus e sua fé o levou a agir confiante e corajosamente ao preparar um grande navio que livraria sua família da primeira e maior enchente que houve na terra. Ao receber a orientação de Deus não se importou com o que os outros diziam em zombaria, tornando-se os únicos sobreviventes.
1.4. Abraão acreditou em Deus e sua fé fez com que fosse capaz de decidir radicalmente mudar de sua cidade indo para uma terra desconhecida para começar uma nova experiência. Deixou pra trás o comodismo e o conforto e se lançou numa empreitada que só lhe proporcionou fama e sucesso.
1.5. Da mesma forma fizeram Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os Profetas. Diz o texto que eles “venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”.
- Quando uma pessoa decide direcionar seu potencial natural de fé, principalmente para Deus e seu poder de recompensar aqueles que neles confiam e esperam, essa pessoa começa a ter uma experiência surpreendente, extraordinária, esplêndida, inigualável. Acontecimentos simples ou grandiosos são envolvidos por milagres e prodígios. Decisões e escolhas são revestidas de bençãos em vez de maldições. Rumos e destinos traçados ganham êxito, vitória e sucesso, em maior ou menor escala. Sonhos, planos e estratégias se tornam realidades inexplicáveis e admiráveis.
Conclusão
Se você compreendeu o convite que está sendo feito e resolveu acreditar em Deus e no seu poder de nos recompensar, permita-me, agora, ao final, orientar a fazer isto através de Jesus Cristo. Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”. Jesus disse: “Quem vê a mim, vê o Pai”. Jesus disse: “Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Torne-se agora crente em Jesus Cristo, recebendo-o como seu Salvador e Senhor para ter uma sequente experiência com Deus.