MENSAGEM PREGADA EM VÁRIOS ANIVERSÁRIOS
Efésios 4.17-20
UM NOVO MODO DE VIDA
Introdução
- Na data de aniversário nós podemos apenas festejar com os amigos e até com irmãos da igreja, inclusive celebrando um culto de ações de graças. Todavia, também podemos aproveitar a ocasião e perguntar: “Qual é a finalidade de minha vida?”.
- Se você fizer essa pergunta a outras pessoas ou a si mesmo, certamente não terá uma resposta satisfatória. Por isso, se Deus é o autor da vida, então devemos a Deus formular a interrogação e Deus já respondeu nas páginas da Bíblia.
- Por exemplo: neste texto você está sendo orientado a viver com a finalidade de fazer diferença. Ao comparar você com outras pessoas, Deus está dizendo para você viver com o objetivo de ser diferente.
Desenvolvimento
- Para que você perceba a diferença, Deus mostra através deste texto como são as outras pessoas. Deus usa 4 expressões:
1.1. As outras pessoas andam na “vaidade do seu sentido”. É uma expressão que significa uma vida com pensamentos que não tem valor e ainda tem a vaidade de viverem assim.
1.2. As outras pessoas andam “entenebrecidas no entendimento”, isto é, o pensamento deles não tem valor e são vaidosos por estarem nas trevas espirituais, vivem na escuridão da sabedoria.
1.3. As outras pessoas andam “separadas de Deus por causa dessa ignorância”. Às vezes até pensam que estão com Deus, mas a verdade é que Deus não está com elas, pois têm um coração endurecido.
1.4. As outras pessoas andam “se entregando à dissolução, cometendo toda impureza”, isto é, vivem dominadas pelos vícios e pecados.
- Ainda que nós tenhamos sido assim em algum momento da vida, depois que nos tornamos crentes em Jesus Cristo somos motivados a fazermos a diferença tendo outro estilo de vida.
2.1. Esse estilo diferente de vida é aprendido. Não nascemos com ele. Aliás, se seguirmos a inclinação natural, o que vamos fazer viver em pecado, pois a natureza humana é inclinada ao pecado.
2.2. Esse estilo diferente e vida é aprendido com Jesus. Ele mesmo disse: “Aprendei de mim”. Aprendemos ao ler suas palavras, razão para a qual estão escritas nos evangelhos. Aprendemos imitando, isto é, procurando agir como ele agia. Aprendemos nos deixando conduzir pelo seu Espírito em todas as situações novas que aprecem.
Conclusão
Sendo crentes em Jesus não vivemos apenas por viver, não celebramos apenas um culto de ação de graças no aniversário. Vivemos cada dia e cada ano para fazer diferença neste mundo.