133. Vontade de Deus Para o Casal

I Coríntios 7.2,3 (VNLH)

VONTADE DE DEUS PARA O CASAL

Introdução

  1. É interessante como a Bíblia, além de mencionar a vontade de Deus sobre variados assuntos da vida humana, também menciona a vontade de Deus sobre o relacionamento matrimonial. Aliás, o primeiro livro da Bíblia já começa narrando as alegrias e tristezas do primeiro casal ao considerar ou não o que Deus queria dele.
  2. Isto significa, em outras palavras, que além do que um casal espere um do outro e além do que a sociedade espera de um casal, a Bíblia também menciona a vontade de Deus para os casais.

Desenvolvimento

  1. Há algum tempo, nossa igreja realizou um evento voltado para família, no qual os casais puderam dizer o que o marido espera da esposa e a esposa espera do marido. Vou mencionar algumas dessas esperanças.

1.1. A esposa espera que o marido seja dedicado, carinhoso s paciente; converse, compreenda e elogie, declarando sempre seu amor e até levando café da manhã na cama.

1.2. O marido espera que a esposa seja amiga nos momentos difíceis, fale menos em certas horas, diminua suas exigências, gaste menos dinheiro, não demore nas lojas quando fizer compra, demonstre docilidade e meiguice, evitando rixas e mau - humor.

  1. A sociedade espera que os casais sejam recatados publicamente, evitando cenas que firam o pudor público, cumpram suas obrigações profissionais sem permitir que os problemas da casa afetem o trabalho, eduquem seus filhos para que eles respeitem as regras sociais e sejam modelos de relacionamento harmonioso e ajustado.
  2. E o que a Bíblia diz sobre a vontade de Deus? Vou resumir em três atitudes básicas:

3.1. Que o casal acredite que Deus existe e que se torna presente em nossa vida através de Jesus Cristo. Nesse sentido, Jesus disse: “Quem vê a mim, vê o Pai. Eu e o Pai somos um”.

2.2. Que o casal procure ler os mandamentos que Deus estabeleceu para ele e para a família, principalmente os que foram confirmados por Jesus e divulgados pelos apóstolos.

2.3. Que o casal sempre fique junto como marido e mulher, superando as dificuldades, perdoando as decepções, insistindo na fidelidade e na confiança, expressando amor e consideração um para o com o outro.

Conclusão

  1. Um poeta escreveu:

“Procurei por você, perguntei por você, indaguei por você, gritei por você, mas a você não achei!

 Perguntei aos pássaros, falei com as flores, conversei com as estrelas, vasculhei os mares, mas a você não achei!

 Olhei o porta-retratos, folheei o álbum de fotos, abri as revistas, liguei a TV, acessei a internet, mas a você não achei!

 Fui ao parque, andei na praça, visitei os teatros, caminhei pelas calçadas, mas a você não encontrei!

 Fui ao norte, desci ao sul, olhei para o oeste, observei o leste, cheguei a todos os lugares, mas não achei você!

 Foi então que levantei os olhos para além da lua e das estrelas e perguntei àquele que te fez: “Onde está o meu amor?” Deus me abriu os olhos... e eu achei você!  Foi porque perguntei a Deus que achei você!

 

Por isso, também vale a pena continuar fazendo a vontade de Deus durante a vida matrimonial.