16. Deus Fala de Diferentes Maneiras

Êxodo 3.1,2; Atos 9.3,4

Introdução

  1. Se Moisés e Paulo não tivessem entendido o que a eles ocorrera, provavelmente procurariam atrair o maior número de pessoas para segui-los, à luz da experiência que tiveram.
  2. À semelhança de muitos da atualidade, pregariam mensagens com títulos atrativos, a saber: “Faça a Sarça Queimar em Sua Vida” ou “Como Fazer a Luz do Céu Brilhar em Seu Viver”.
  3. A idéia desse tipo de pregação é que o acontecido a uma pessoa também vai acontecer a outras e se a experiência não for a mesma, então ela não seria verdadeira.
  4. Ainda não perceberam que Deus tem diferentes modos de agir para que pessoas compreendam sua vontade e a obedeçam.

Desenvolvimento

  1. A maioria das pessoas não presta atenção ou esquece que, em seu modo de agir, Deus não é repetitivo.

1.1. A Bíblia tem mostrado ao longo das eras que Deus não tem apenas um ou dois modos de falar às pessoas. Esta afirmação pode ser confirmada no texto aos Hebreus 1.1.

1.2. A Bíblia mostra que Deus falou aos seres humanos através de anjos (Gen 18.1-3), de visões (Gen 16.1), de sonhos (Gen 28.1-7), de sinais (Ex 8.1ss), do Urim e Tumim (Ex 28.30), de um som calmo e delicado (I Reis 19.12), de um som trovejante e estrondoso (  ), de ações simbólicas (Jer 19.1-6). Deus falou principalmente através de Jesus Cristo (João 12.49). Em nossos dias tem falado predominantemente através do seu Espírito em nosso coração (João 16.13; Apoc 2.7).

  1. Mais importante ainda: quando as pessoas têm sua própria experiência com Deus, mesmo que seja diferente das de outros crentes, a pessoa compreende perfeitamente o que Deus quer e imediatamente se prontifica a obedecer.

2.1. A maioria das pessoas que ouviu Deus, cujas histórias estão registradas na Bíblia, superou as dúvidas, passou a acreditar e colocou em prática o que tinha ouvido. Aliás estes foi uma das mais relevantes afirmações de Jesus Cristo ao terminar o Sermão da Montanha (Mateus 7.24-28).

2.2. Alguns exemplos: Abraão ouviu, deixou sua parentela e foi para o lugar que Deus havia indicado. Moisés ouviu e deixando toda a honra e glória humana libertou o povo da escravidão. Davi ouviu, superou os medos e enfrentou todos os inimigos, a começar de Golias. Os profetas ouviram e mesmo pagando com a vida alertaram o povo de seus pecados. Pedro ouviu e deixando as redes de sua atividade profissional começou a pregar aos pecadores para que se arrependessem. Paulo ouviu e considerando a excelência de Jesus tornou-se missionário. Zaqueu percebeu que estava errado, deixou o modo errado de viver e aceitou Jesus em seu coração. Artistas, jogadores, empresários, cientistas têm ouvido a voz de Jesus e dele dado testemunho.

2.3. Seja de modo sobrenatural ou simples, de maneira mística ou natural, de jeito fantástico ou singelo, em voz audível ou no silêncio, através de circunstâncias ou de revelações, por meio de outras pessoas ou diretamente, Deus fala a uma pessoa, para que perceba qual é a Sua vontade e procure colocá-la em prática.

Conclusão

   Não fique esperando que Deus fale com você da mesma forma que falou com Moisés através de uma sarça ardente ou que Deus fale com você como fez com Paulo através de uma luz brilhante vinda dos céus.

   Acredite no modo como Ele tem falado a você no tempo presente e principalmente através da voz do Espírito de Deus em seu coração. Não perca essa experiência que Deus quer lhe proporcionar com excusividade.