63. Cuida de Sua Própria Vida

João 21.19-22

Introdução                                      

  1. Solidariedade e altruísmo são atitudes muito importantes em nossos relacionamentos. Ambas as atitudes significam nossa capacidade de cuidar de outras pessoas e são muito recomendadas na Bíblia.
  2. Ocorre, todavia, que há situações e momentos quando precisamos cuidar de nós mesmos, sob penalidades de perdermos bênçãos que Deus quer nos dar.

2.1. Esta verdade me faz lembrar aquela história que já contei do homem que se queixava de ser paupérrimo, feio e doente. Perdeu a oportunidade de ser rico, bonito e saudável porque ficou se interessando pela vida de outras pessoas.

2.1. No texto bíblico, quando Pedro, solidário e altruisticamente, quis saber o que seria de João, Jesus lhe disse para deixar João e cuidar de si mesmo.

Desenvolvimento

  1. Vamos confirmar essa interpretação que o Espírito de Deus está nos concedendo lançando mão também da tradução na linguagem de hoje: “Ao dizer isto, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro e assim fazer com que Deus fosse louvado. Então Jesus disse a Pedro: ---- Venha comigo! Pedro virou-se para trás e viu que o discípulo que Jesus amava vinha atrás dele. Este era o mesmo que estava ao lado de Jesus durante o jantar da Páscoa e que chegado para mais perto dele e perguntado: “Senhor quem é o traidor?” Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: ---- O Que diz, Senhor, a respeito deste aqui? Jesus respondeu: “Se eu quero que ele viva até que volte, o que é que você tem com isto? Venha você comigo!”

1.1. Portanto, Jesus estava dizendo a Pedro: “Venha comigo!”. Em vez de simplesmente atender o chamado de Jesus, interessando exclusivamente em saber o que Jesus queria com ele, o que Jesus queria lhe dizer, o que Jesus queria lhe conceder, qual era a benção de Jesus para ele, Pedro ficou parado, inerte, passivo, olhando para João, querendo também saber o que a João iria acontecer.

1.2. Jesus então precisou ser incisivo, falando claramente: “O que vai acontecer com João não é sua conta; venha você comigo. Neste momento é com você que quero tratar”.

  1. Chamar para ter experiências individuais também fez parte das atitudes de Jesus Cristo com outras pessoas.

2.1. Vejamos alguns exemplos bíblicos: Marcos 2.13,14 (Levi); Lucas 19.5,6 (Zaqueu); João 11.28,29 (Maria).

2.2.  Vejamos também algumas situações atuais quando Jesus quer tratar com você exclusivamente.

2.2.1. Quanto à salvação eterna. Jesus chama você para lhe dar perdão de pecados e vida eterna. Por isso, em vez de você ficar querendo saber o que vai acontecer com outras pessoas, com familiares, com parentes, com amigos você deve imediatamente se tornar crente, mediante o arrependimento de pecados e a fé. Jesus foi muito claro: “Quem amar o pai, a mãe, os irmãos mais do que a mim não é digno de mim”. Paulo apóstolo perguntava aos coríntios: “Quem te disse, o marido, que salvarás tua esposa? Quem te disse, ó esposa, que salvarás teu marido”. A Bíblia ensina: “Cada um dará conta de sim mesmo a Deus”. Presta atenção: Jesus quer salvar você! Então, aceite hoje o chamado de Jesus e tome agora mesmo a decisão se ser crente em Jesus, pedindo seu batismo.

2.2.2. Quanto à consagração pessoal. Depois de se tornar crente em Jesus, Jesus chama você a ter uma vida a Ele consagrada, dedicada. Jesus chama você a participar dos cultos aqui na igreja, a ser fiel na entrega dos dízimos e ofertas em todos os meses, a buscar Deus continuamente em orações e súplicas, a sempre ler a Bíblia para ter sabedoria, a servir sem cansaço nos ministérios pois essas são situações quem abrem as janelas dos céus e trazem bênçãos e mais bênçãos de Deus sobre sua vida. Por isso, não fique olhando para crentes falhos, imperfeitos, incompletos, desanimados, queixosos, apáticos, frustrados, infiéis, maledicentes, murmuradores. Inconstantes, querendo saber o que vai acontecer com eles... A Bíblia ensina você a ser fiel a Jesus e à sua igreja, independentemente da maneira como os outros estão vivendo: I Coríntios 5.6,11.

Conclusão

  1. Em muitas ocasiões será muito importante se interessar pelos outros, sendo altruísta e solidário, cuidando deles, principalmente dos familiares, parentes e amigos e irmãos da igreja.
  2. Todavia, quando Jesus chamar você com exclusividade para lhe dar a benção da salvação eterna e para lhe conceder bênçãos materiais e espirituais como crentes, receba essas bênçãos, pois nesse momento é a você que Jesus quer abençoar.