Atos 8.30-39
EXIGÊNCIAS CRISTÃS PARA BATISMO
Introdução
- Depois de ouvir a leitura da Bíblia, de ser evangelizado e ter acreditado em Jesus Cristo, o etíope, que fazia sua viagem de regresso ao seu país, sentiu um enorme desejo de ser batizado nas águas. Ele disse: “Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?”
- Esse desejo de ser batizado nas águas vinha desde os dias de João Batista, quando centenas de pessoas que o ouviam também queriam descer às águas do rio Jordão.
2.1. O mesmo acontecera com tantos outros, através dos apóstolos, depois que o próprio Jesus Cristo começou o seu ministério.
2.2. O clímax ocorreu quando cerca de 3 mil pessoas também quiserem ser batizadas depois de ouvir o sermão do apóstolo Pedro no dia de Pentecoste, em Jerusalém.
2.3. Passando pelos séculos, em vários lugares do mundo, o mesmo desejo se repete hoje no coração das pessoas que serão batizadas no batistério desta igreja.
- Se depois de terminar esta cerimônia de batismos, você também sentir desejo de descer às águas e fizer a mesma pergunta do etíope, desde já vou lhe dar várias respostas além da que Filipe deu. A resposta dada ao etíope foi uma só: crer em Jesus Cristo. Vou lhe dar outras respostas para que você tenha certeza do que estará fazendo, tendo plena consciência de seus atos.
Desenvolvimento
- Uma vez já sendo crente em Jesus Cristo, uma outra exigência que tem sido apresentada é a atitude de também acreditar que sua salvação eterna já foi garantida por Jesus Cristo. Você não será batizado para ser salvo, pois o batismo não salva, mas a fé em Jesus Cristo. Você precisa crer assim (I João 45.11,12).
- Se a sua experiência de fé em Jesus Cristo foi verdadeira, também já começou a acontecer com você a experiência de mudança do seu estilo de vida, deixando para trás vícios, comportamentos pecaminosos, atitudes mundanas, rituais idólatras ou malignos. Vou dar um exemplo: você não será batizado para deixar de fumar, pois a atitude de deixar o vício já terá sido decidida em seu coração (I Coríntios 6.9-11: II Coríntios 5.17).
- O ato batismal é também a maneira do crente se tornar membro de uma igreja local. É a porta de entrada para participar da comunhão dos salvos uns com os outros, assim como das atividades que fazem parte da igreja local e dos compromissos, tais como dar testemunho, servir mutuamente, entregar contribuições. Ainda que alguém esteja presente na igreja continuamente e até por muitos anos, isto não muda sua identidade de visitante para a de membro da igreja (Atos 2.41-47).
Conclusão
O batismo do etíope e o nosso batismo, além de ser desejo de um coração crente e de atender a exigências estabelecidas na Bíblia, também foi um mandamento de Jesus Cristo. Ele disse: “Todo aquele que crer e for batizado, será salvo” (Marcos 16.16). Ele disse: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 18.19,20).
Por isso, espero que você também peça seu batismo ainda hoje e esteja entre aqueles que em breve também serão imersos nas águas, inclusive obedecendo a Jesus.