João l7.1
Introdução
- A atitude de buscar a glória pessoal é mais comum do que imaginamos. Ela não existe apenas no coração de um jogador que busca alcançar o seu milésimo gol ou de um corredor que arranca na “pole posicion” e sobe o “podium” ou de um cantor que espera ansiosamente o momento da apresentação para ser aclamado pela multidão delirante.
- Ela está presente na sua vida quando você apenas se ajunta numa roda de amigos e fica contando suas proezas ou quando você anda na rua esperando ser objeto de atração e interesse. Existe quando você entra num processo de autocomiseração e para chamar a atenção dos outros para si. Você fica pensando e dizendo: “Coitado de mim... Eu sou um sofredor... Vejam o que fizeram comigo!” Ela ocorre quando você vive como se Deus não existisse ou existisse apenas para os fracos e dependentes, pois você é o tal, o maioral, o fenomenal. Você não precisa de Deus, nem de Jesus, nem de igreja.
Desenvolvimento
- Essa atitude de buscar ou vivenciar a glória pessoal é resultado da presença do pecado no coração humano.
1.1. Para que você compreenda isto, você precisa saber o que significa essa palavra religiosa. Na Bíblia, em sua língua original, significa “errar o alvo”, “desviar-se do caminho”, “rebelar-se contra alguém”. Em termos religiosos, a Bíblia ensina que você se tornou um pecador ao errar o alvo que Deus estabeleceu para sua vida, ao afastar-se do caminho que ele traçou para sua vida, ao rebelar-se contra vontade dEle que está nos 10 mandamentos e nas suas Outras Leis.
1.2. Você também precisa saber que isto é uma herança genética, psicológica e espiritual que você recebeu do primeiro casal que Deus criou. Eles agiram assim e passaram essa atitude a todos os seus filhos e filhas, de modo que hoje todos nós somos pecadores. Todos nós somos assim. É um fenômeno universal.
1.3. O pior de tudo é que como conseqüência do pecado, tanto Deus se afastou de nós, como nós nos afastamos de Deus. A Bíblia diz da seguinte maneira, em sua afirmação clássica: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23). Nem Deus quis mais ser glorificado em sua vida, nem você se interessa em glorificar Deus em seu modo de agir, pensar, sentir.
- Exatamente para também terminar com essa atitude humana de glorificar a si mesmo que Jesus Cristo veio a este mundo e entregou-se para morrer na cruz do Calvário. Momentos antes de ser preso, julgado, condenado e morto na cruz, Ele fez esta oração: “Pai, é chegada hora; glorifica o teu Filho, para que também o teu Filho glorifique a Ti”.
2.1. Então, ele subiu o Calvário e através de sua morte REMOVEU O PECADO ORIGINAL do coração humano. Ele levou sobre si o nosso pecado. Ele deixou nossos pecados na cruz. Paulo apóstolo escreveu sobre os efeitos do pecado no coração humano: Romanos 7.14-24
2.2. A partir da morte de Jesus no Calvário, quando removeu o pecado original de nossa natureza humana e a partir do momento quando você se torna crente em Jesus, então Deus pode ser glorificado em sua vida. Em vez de buscar sua glória pessoal ou de chamar atenção sobre si através da autocomiseração, você passa a viver pensando em glorificar Deus. Paulo apóstolo também escreveu sobre essa experiência aos Gálatas 6.14.
- Todos nós estamos sujeitos a no tornarmos famosos. Todos nós estamos sujeitos a fazermos parte da Galeria da Fama. Vejam o caso de João Batista. Diz a Bíblia que ele apareceu num deserto e através de suas pregações atraiu muitas e muitas pessoas. Multidões iam ao deserto para ouvi-lo. A Bíblia inclusive chega a informar que entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do João Batista (Mateus 11.11). As multidões iam vê-lo e o que ele fazia? Ele apontava para Jesus! Ele enaltecia Jesus! Ele glorificava Jesus! Depois, foram a ele e disseram que Jesus estava se tornando maior do que ele. Então, ele respondeu: “Importa que Ele cresça e que eu diminua” (João 3.30).
Conclusão
- Você precisa se tornar crente em Jesus para que deixe essa atitude de buscar prestígio pessoal, abandonando o interesse em estar evidência, evitando ser o centro das atenções, positiva ou negativamente, rejeitando os aplausos que envaidecem ou a autocomiseração que chama atenção.
- Tenha absoluta certeza de que se você exaltar a Jesus, seus pecados serão perdoados, sua salvação eterna estará garantida, sua paz e alegria serão uma realidade, seus alivio e descanso serão experimentados, sua proteção, libertação e transformação serão inegáveis. Mais importante ainda: verá a glória de glória de Deus em seu viver diário.