42. Um Novo Acordo

Jeremias 31.31-34

  1. Pensando na Conferência sobre o Clima Mundial que aconteceu em Copenhague, na Dinamarca, em dezembro de 2009, um grupo de 100 brasileiros de várias regiões defendeu a necessidade de um novo acordo quanto ao aquecimento global. Nesse novo acordo deveriam constar metas de redução dos gases do efeito estufa, a taxação de combustíveis fósseis e o fundo internacional para enfrentamento das catástrofes que estão ocorrendo. Todos os acordos feitos anteriormente não foram suficientes para conter o fim de nosso planeta. (http://www.iparaiba.com.br/noticias,165918,1,cidadaos+brasileiros+fazem+recomendacoes+para+novo+acordo+climatico.html
  2. Também os gramáticos da língua portuguesa fizeram um novo acordo ortográfico que entrou em vigor em janeiro de 2009. Esse novo acordo afetou a quantidade de letras do alfabeto, a acentuação, o uso do hífen, as consoantes não pronunciadas e as grafias duplas. Todos os acordos anteriores não conseguiram unificar a língua portuguesa falada e escrita em vários países do mundo (http://prowebpt.com/2008/05/02/tudo-sobre-o-novo-acordo-ortografico/).
  3. Em 1989, o Brasil rompeu o acordo internacional sobre café porque o acordo existente e os anteriores havia fracasso, fazendo com que nosso país arcasse sozinho com os custos de manutenção dos estoques mundiais. O acordo foi encerrado porque a exportação do nosso estava caindo e prejudicando nossas divisas. Não era mais possível continuar com aquele acordo (http://www.rep.org.br/pdf/52-3.pdf).
  4. Em termos religiosos e espirituais, embora Deus tenha feito vários acordos, os quais na Bíblia também se chamam “Alianças”, “Pacto” e “Testamento”, os seres humanos não conseguiram cumprir nenhum deles. Qual o motivo principal? Incapacidade da natureza humana em obedecer aos mandamentos que Deus estabelecia.

Desenvolvimento

  1. No primeiro acordo, Deus disse ao primeiro casal que poderia morar no paraíso, ser feliz e realizado se não comesse da árvore que estava no meio do jardim. O casal desobedeceu e perdeu tudo o que tinha. No grande acordo feito através de Moisés, novamente Deus estabeleceu a obediência como a atitude dos seres humanos para que fossem abençoados. Mesmo sendo avisados que a desobediência traria as maldições, o acordo foi quebrado e o povo foi destruído, sendo lançado fora da terra prometida e recebida.
  2. Considerando então a incapacidade da natureza humana em obedecer a seus mandamentos, Deus resolveu fazer um novo acordo, um novo pacto, uma nova aliança, um novo testamento.

2.1. É sobre esse novo acordo que Jeremias profetiza.

2.2. Esse novo acordo foi estabelecido com a vinda de Jesus Cristo a este mundo e seu sacrifício no monte Calvário (Hebreus 8,8-13).

2.3. O momento do estabelecimento desse acordo aconteceu na páscoa: Mateus 26.26-28

2.4. As bases no novo acordo são as seguintes:

2.4.1. Você não consegue, por mais que se esforce, obedecer a Deus. Então, o que Ele quer é que você reconheça que é um pecador e creia em Jesus.

2.4.2. Você não merece, mas como Jesus deu a vida dele morrendo em nosso lugar, então você será abençoado por Deus nesta vida e terá a vida eterna., através do perdão que Jesus lhe dá. Isto se grama graça!

2.4.3. Ao se tornar crente em Jesus Cristo você passa a ter o poder do Espírito de Deus presente em seu coração para cumprir os ensinos de Jesus, resistir ao Diabo, ao mundo e ao pecado, ser libertado dos vícios e vencer as lutas.  Passa a ter uma nova vida, cheia de alegria, paz, proteção, cura, prosperidade, salvação eterna.

Conclusão

  1. Embora em diferentes áreas da vida humana as pessoas procurem estabelecer novos acordos, na verdade os novos acordos também não darão certo porque são acordos apenas feios por seres humanos, uns com os outros.
  2. O Novo acordo feito por Deus está dando certo exatamente porque foi feito através de Jesus Cristo, tendo como base seu sacrifício substituto na cruz do Calvário, sendo experimentado pela “graça”, isto é, fabor imerecido.
  3. Sem esse novo acordo você continuará escravo dos vícios e pecados, prosseguirá sendo derrotado por Satanás e permanecerá influenciado pela carne e será sempre dominado pelo mundo por causa de sua natureza humana corrompida. Seu passado foi ruim, seu presente está sendo mal, seu futuro será trágico e sua eternidade infernal.
  4. Por isso, eu pergunto: quer fazer o novo acordo com Deus através de Jesus, recebendo-O agora em seu coração para ter uma nova vida? Você quer assina esse novo acordo através de uma oração.