62. Escondido Atrás da Árvore

Gênesis 3.8-10

Introdução

  1. Nem sempre a atitude de se esconder é uma experiência negativa. Por exemplo: as crianças costumam brincar de esconde-esconde, o que para elas é uma atividade lúdica de muita alegria. Outro exemplo: o salmista usa a expressão quando perseguido por Saul, em sua oração no salmo 17, pede que Deus o esconda na sombra de suas asas (Salmo 17.11). O que pode ser expresso também quando cantamos: “Escondido quero estar, Senhor, no teu coração. Eis a minha fortaleza no dia da tribulação. Tua forte mão me leva ao lugar seguro” (Musica: Escondido Quero Estar, de Wania Arantes).
  2. Todavia, a atitude de Adão depois de pecar revela que para ele essa foi uma experiência negativa, pois estava carregada de medo e vergonha. Quando Deus pergunta onde estava, ele mesmo diz: “Ouvi a tua voz soar no jardim, temi porque estava nu e escondi-me” (Gênesis 3.10). A única maneira que encontrou para lidar com seu medo e sua vergonha foi se esconder atrás das árvores no Jardim do Édem.

Desenvolvimento

  1. Em nosso tempo, quando as pessoas sentem medo e vergonha, elas também são naturalmente inclinadas a se esconder. Se não o fazem como o bandido Lázaro que se escondia nas matas no Estado de Goiás, elas buscam algum tipo de esconderijo onde possam se sentir protegidas.
  2. Se o medo e a vergonha forem por razões espirituais quando cometem pecados diante de Deus e diante das pessoas, é natural que procurem se esconder. Se não se escondem literalmente atrás de uma árvore, como fez Adão, no Jardim do Édem, as pessoas podem ficar escondidas de outras formas.

2.1. Quanto a Deus, elas evitam sua presença não se dirigindo a Ele em orações e se afastando de sua comunhão. Pedro apóstolo expressa num momento de sua história essa atitude quando diz a Jesus: “Ausenta-te de mim, pois sou um homem pecador” (Lucas 5.8). Elas se escondem atrás da frieza, do desinteresse, da incredulidade.

2.2. Quando à igreja, não é diferente. O medo e a vergonha consequentes de erros, falhas, transgressões e pecados cometidos leva naturalmente a pessoa a se afastar. O autor da carta aos hebreus fala dessa atitude que se tornou um costume de várias pessoas: “Não deixando a nossa congregação como é costume de alguns” (Hebreus 10.25). Se escondem em outros lugares como praias, shoppings, clubes, cinemas e até na própria casa.

  1. Ainda que realmente essas experiências possam ocorrer, inclusive a qualquer um de nós, porque todos estamos sujeitos a pecar, precisamos perceber que Deus não deixou de restaurar a comunhão dele com Adão e Eva, fazendo-lhe roupas com peles de animais para que superassem o medo e a vergonha. Em outras palavras: o medo e a vergonha não devem ser causas para nos afastarmos de Deus e da igreja quando cometemos pecados.

3.1.  Ainda que tenha mantido a recomendação para que não cometêssemos pecado, o apóstolo João ensinou que “se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (I João 2.1). Confiados na graça de Jesus Cristo, devemos confessar os nossos pecados e nos apropriar do perdão, mante a comunhão com Deus.

3.2. E a igreja? Como voltar à igreja ou nela permanecer sem se afastar? Imaginar o que as pessoas pensam ou vão pensar a seu respeito é o principal motivo para que o medo e a vergonha o afastem. O medo de ser mal visto e a vergonha pelo que fez só tendem a reforçar a necessidade de afastar ou de se manter afastado. A única forma de resolver esse impasse humano é acreditar que as pessoas são capazes de perdoar e amar, pois na verdade todos são humanos sujeitos a erros e pecados. Acreditar que as pessoas não vão se aproximar de você para lhe jogar na cara o que aconteceu. E se alguém a quem você ofendeu também faz parte da igreja, então acredite que Deus está trabalhando também na vida dessa pessoa para que lhe dê o perdão, seja de modo espontâneo, seja através de um pedido seu.

Conclusão

A atitude de se esconder de Deus e das pessoas por motivo de pecados cometidos não é a melhor opção para você. Não é o mesmo que se esconder em Deus, como pediu o salmista e nem é uma brincadeira infantil de esconde-esconde. Esconder-se de Deus e das pessoas só traz infelicidade à sua vida, contribuindo para que você deixe de experimentar bênçãos e promessas der Deus.