Atos 4.10-12
Introdução
- Vez por outra, ao acessar páginas de jornais e revistas onde há atividades lúdicas, ainda sou atraído por aquele quadro de achar a diferença entre duas imagens. Aparentemente as imagens são iguais, porém na medida em que observamos detalhadamente, as diferenças aparecem, ora nos galhos das árvores, ora nas roupas das pessoas, ora nos objetos...
- Quem observa atentamente os relatos feitos nos evangelhos e no livro de Atos constata substancial diferença entre os evangelhos e o livro de Atos que às vezes outras pessoas não percebem. Enquanto os Evangelhos mostram o próprio Jesus Cristo, em pessoa, ensinando, pregando, curando, expulsando demônios e fazendo maravilhas, o livro de Atos mostra o nome de Jesus sendo invocado pelos apóstolos e sendo o meio pelo qual a obra de Deus passou a ser realizada.
- Esta diferença significa simplesmente que depois de ir para o céu, Jesus Cristo continuou atuando através da invocação do seu nome. Isto porque Jesus faz questão de honrar seu nome e através da invocação do nome de Jesus tudo passou a acontecer a partir do livro de Atos.
- Por isso o Diabo e os inimigos da obra de Deus quiseram impedir que o nome de Jesus fosse invocado (Atos 5.40). Poderiam mencionar nomes de políticos, atletas, artistas, filósofos, empresários – qualquer nome, menos o nome de Jesus. Assim, a o obra de Deus deixaria de ser feita através dos que nele acreditam.
Desenvolvimento
- Lendo o final do evangelho de Lucas você percebe claramente que essa foi exatamente a orientação dada por Jesus aos seus apóstolos e seguidores: Luc 24.45-47. Marcos expande o alcance dos efeitos da invocação do nome de Jesus: Marcos 16.17,18
1.1. Essa atitude é vista em Pedro e João diante de uma pessoa enferma e por eles foi reconhecida publicamente: Atos 3.6; 4.10
1.2. Pedro ministra o perdão que as pessoas precisam dessa maneira: Atos 10.42,43
1.3. O mesmo vai fazer Paulo para expulsar demônios: Atos 16.16-18.
1.4. Através da invocação do nome de Jesus Cristo as pessoas encontram a salvação eterna e recebem outras bênçãos (Atos 16.31: Romanos 10.13).
- O nome de Jesus é tão poderoso que até pessoas que não são verdadeiros crentes acabam lançando mão dele, para alcançar fama religiosa, embora depois Jesus Cristo vá rejeitá-las: Mateus 7.22,23. Mesmo não sendo verdadeiros crentes e usando o nome de Jesus como isca para benefícios próprios, essas pessoas veem o poder de Deus atuando.
Conclusão
- Se pessoas que não são realmente crentes desfrutam desse benefício, muito mais você que realmente crê com Jesus e tem uma genuína experiência de conversão poderá receber bênçãos.
- Embora as situações mais importantes sejam cura de enfermidades, libertação de demônio, perdão de pecados, salvação eterna, há outros problemas em sua vida que podem ser resolvidos através da invocação do nome de Jesus.
- Então, além de falar com Deus em oração, pedindo a Ele a manifestação do seu amor, veja esse amor sendo manifestado através da invocação do nome de Jesus. Se você não o faz clara e em alta voz, faça-o em silêncio ou balbuciando, mas invoque o nome de Jesus em todas as situações em que você precisa da manifestação do poder de Deus.