59. Gratidão Engrandecedora

Salmo 69.30

Introdução

  1. Deus não precisaria que nós o engrandecêssemos.

1.1. A Bíblia por si mesma afirma que “Deus é grande” (Salmo 48.1; 96;4; 135.5; Isaías 12.6)

1.2. A natureza tem mostrado a grandeza de Deus através da força das cataratas do Niágara (USA/Canadá, 52 m de altura), do rio amazonas (Brasil – maior em volume de água e vazão), do monte Everest (China/Nepal – a mais alta montanha 8.800 m de altitude), de cada estrela nova que surge liberando energia superior a 200 milhões mais forte que o sol, de nossa galáxia que tem mais de 200 bilhões de estrelas, do universo que tem mais de 100 bilhões de outras galáxias.

  1. Por que então convidar pessoas para engrandecê-lo através de ações de graças?

Desenvolvimento

  1. Davi fez o convite ao povo de sua época, extensivo a todas as gerações, e nós hoje estamos renovando o mesmo, porque a Bíblia só revela a grandeza de Deus se a pessoa a abrir para ler. Muitos, porém, não sabem ler, não tem tradução em sua língua, não se interessam por ela. Por isso a importância de nosso testemunho pessoal engrandecendo Deus pelo que tem feito em nosso viver, expressando sentimentos de ações de graças.
  2. Também a natureza, isto é, os mares, rios, montes, aves, animais, peixes, estrelas, galáxias não falam (salmo 19.1-3). Por isso é a nossa voz que testifica para as pessoas ao nosso redor o quanto Deus é grande em tudo que nos tem abençoado ao agradecermos publicamente essas bênçãos.
  3. Através da gratidão Deus passa a ser engrandecido, porque através dessa atitude estamos declarando que experimentamos a grandeza de Deus pelo que Ele tem realizado em nossa vida. Não é uma declaração doutrinária e nem uma afirmação teológica. É nosso testemunho pessoal decorrente de experiências vividas.
  4. Quando celebramos cultos de Ações de Graças, dizendo em alto e bom som, seja através da voz do nosso testemunho, seja através dos cânticos, seja através das orações, que a grandeza de Deus também pode ser experimentada pelas pessoas que estão nos ouvindo, cumprindo assim o ensino de que a “fé vem pelo ouvir”. As pessoas ouvindo-nos, poderão também acreditar e experimentar.

Conclusão

Deus é grande conforme a Bíblia afirma e a natureza declara, mais é nossa gratidão pública que mostra a outras pessoas o quanto Deus tem sido grande em nosso viver.