144. Sou Feliz e Sei Disto

Atos 26.1,2

SOU FELIZ E SEI DISTO

Introdução

  1. Eu era feliz e não sabia” foi uma expressão usada há algum tempo, quando as pessoas estavam passando de um governo para outro. Ao experimentar efeitos negativos do novo governo, as pessoas diriam: “Eu era feliz e não sabia”. Bem antes, a expressão foi divulgada por Bob Marley, cantor e compositor jamaicano. Na verdade, foi criada por Ataulfo Alves quando escreveu e cantou “Meus Tempos de Criança”.
  2. O problema é que essa expressão tem duas falácias: não adiante ser feliz e saber somente depois e não adiante ser feliz apenas por um tempo. Felicidade verdadeira espiritual pode durar para sempre e deve ser consciente. É como experimentou o apóstolo Paulo ao compartilhar sua fé em Jesus Cristo: “Tenho-me por ventuoso”. Em outras palavras: “Eu sou feliz com Jesus e tenho sempre me sentido assim”.

Desenvolvimento

  1. Ao tratar deste assunto em uma de suas edições, a revista “Isto É” publicou um artigo em que a autora escreveu: “Não podemos condicionar felicidade ao futuro. Pensamos que seremos felizes depois de trocar de carro, receber aumento, encontrar um grande amor, reformar a cozinha ou quando nosso time vencer o campeonato. As recentes pesquisas sobre o assunto dizem o contrário, que a felicidade está no aqui e no agora” (Isto É, 28.09.05).
  2. Um psiquiatra informou os processos neuronais que produzem a sensação de sentir-se feliz: “Um neurônio emite sinal a outro neurônio, produzindo sinapse e liberação de substâncias chamadas dopamina, endorfina e serotonina”. Neste caso, a felicidade seria apenas uma reação bioquímica do corpo, sem dimensão espiritual. Por isso, quando acontece, seria passageira porque ocasionais seriam os estímulos. Aliás, não faltam estudiosos declarando que a felicidade seria naturalmente transitória. E assim todos deveriam aceitar que fosse.
  3. Todavia, quando sua origem é espiritual e produzida por Jesus Cristo, ela é contínua. Tanto é assim, que hoje em dia vários neurocientistas estão estudando os efeitos da fé no cérebro, pois a experiência religiosa tem feito diferença no comportamento, nos pensamentos e nos sentimentos humanos.

3.1. Mesmo estando preso, tendo passado por sofrimentos e tendo que dar seu depoimento perante uma autoridade em situação adversa, o apóstolo Paulo afirmou: “Tenho-me por venturoso”, isto é, “Sinto-me feliz com Jesus Cristo desde quando a ele me converti”.

3.2. Os estímulos ocasionais seriam suficientes para lhe produzir tristeza e depressão, mas ele sentia-se feliz. Continuava feliz da mesma maneira desde quando havia se tornado crente, anos antes, na estrada de Damasco, quando teve um encontro pessoal com Jesus Cristo.

  1. Tratando do mesmo assunto, porque é de interesse público, um artigo publicado no Caderno 2 do jornal "A tribuna", teve como título “Em Busca da Felicidade”. No artigo, dois entrevistados responderam: “Felicidade é poder ter um relacionamento com outras pessoas que me rodeiam, ter um diálogo aberto com minha família e trabalhar no que eu gosto”. O problema é que se esses estímulos realmente podem gerar felicidade numa pessoa, por outro lado, esses estímulos são relativos e transitórios, isto é, podem ou não ocorrer e se ocorrer, durar apenas um tempo. Para ajudar pessoas, o artigo no jornal relaciona vários livros para serem lidos: A Arte da Felicidade – Um Manual para a Vida, Pílulas pra Viver Melhor, Sucesso é Ser Feliz, Em Busca da Felicidade, O Segredo para Viver Feliz (Caderno 2, A Tribuna, 7.10.2001). É uma pena que o artigo não tenha incluído um livro chamado a Bíblia, onde pessoas podem encontrar Jesus Cristo, passando a ter a mesma experiência de felicidade espiritual e contínua do apóstolo Paulo.

Conclusão

   Se você quer ser feliz sempre tenha uma experiência espiritual com Jesus Cristo, recebendo-o em seu coração como seu Salvador, Senhor, Amigo, Pastor, Protetor, Provedor, Mestre. Faça isto agora, dizendo:” Jesus Cristo, Filho de Deus, eu te recebo em meu coração e em minha vida. Perdoa meus pecados e me abençoa desde agora e para sempre. Amém”.

   Se você já é crente em Jesus Cristo, apegue-se a Ele e mesmo que as experiências da vida sejam ruis você poderá dizer como Paulo: “Eu sou feliz com Jesus”.