Atos 26.1,2
SOU FELIZ E SEI DISTO
Introdução
- “Eu era feliz e não sabia” foi uma expressão usada há algum tempo, quando as pessoas estavam passando de um governo para outro. Ao experimentar efeitos negativos do novo governo, as pessoas diriam: “Eu era feliz e não sabia”. Bem antes, a expressão foi divulgada por Bob Marley, cantor e compositor jamaicano. Na verdade, foi criada por Ataulfo Alves quando escreveu e cantou “Meus Tempos de Criança”.
- O problema é que essa expressão tem duas falácias: não adiante ser feliz e saber somente depois e não adiante ser feliz apenas por um tempo. Felicidade verdadeira espiritual pode durar para sempre e deve ser consciente. É como experimentou o apóstolo Paulo ao compartilhar sua fé em Jesus Cristo: “Tenho-me por ventuoso”. Em outras palavras: “Eu sou feliz com Jesus e tenho sempre me sentido assim”.
Desenvolvimento
- Ao tratar deste assunto em uma de suas edições, a revista “Isto É” publicou um artigo em que a autora escreveu: “Não podemos condicionar felicidade ao futuro. Pensamos que seremos felizes depois de trocar de carro, receber aumento, encontrar um grande amor, reformar a cozinha ou quando nosso time vencer o campeonato. As recentes pesquisas sobre o assunto dizem o contrário, que a felicidade está no aqui e no agora” (Isto É, 28.09.05).
- Um psiquiatra informou os processos neuronais que produzem a sensação de sentir-se feliz: “Um neurônio emite sinal a outro neurônio, produzindo sinapse e liberação de substâncias chamadas dopamina, endorfina e serotonina”. Neste caso, a felicidade seria apenas uma reação bioquímica do corpo, sem dimensão espiritual. Por isso, quando acontece, seria passageira porque ocasionais seriam os estímulos. Aliás, não faltam estudiosos declarando que a felicidade seria naturalmente transitória. E assim todos deveriam aceitar que fosse.
- Todavia, quando sua origem é espiritual e produzida por Jesus Cristo, ela é contínua. Tanto é assim, que hoje em dia vários neurocientistas estão estudando os efeitos da fé no cérebro, pois a experiência religiosa tem feito diferença no comportamento, nos pensamentos e nos sentimentos humanos.
3.1. Mesmo estando preso, tendo passado por sofrimentos e tendo que dar seu depoimento perante uma autoridade em situação adversa, o apóstolo Paulo afirmou: “Tenho-me por venturoso”, isto é, “Sinto-me feliz com Jesus Cristo desde quando a ele me converti”.
3.2. Os estímulos ocasionais seriam suficientes para lhe produzir tristeza e depressão, mas ele sentia-se feliz. Continuava feliz da mesma maneira desde quando havia se tornado crente, anos antes, na estrada de Damasco, quando teve um encontro pessoal com Jesus Cristo.
- Tratando do mesmo assunto, porque é de interesse público, um artigo publicado no Caderno 2 do jornal "A tribuna", teve como título “Em Busca da Felicidade”. No artigo, dois entrevistados responderam: “Felicidade é poder ter um relacionamento com outras pessoas que me rodeiam, ter um diálogo aberto com minha família e trabalhar no que eu gosto”. O problema é que se esses estímulos realmente podem gerar felicidade numa pessoa, por outro lado, esses estímulos são relativos e transitórios, isto é, podem ou não ocorrer e se ocorrer, durar apenas um tempo. Para ajudar pessoas, o artigo no jornal relaciona vários livros para serem lidos: A Arte da Felicidade – Um Manual para a Vida, Pílulas pra Viver Melhor, Sucesso é Ser Feliz, Em Busca da Felicidade, O Segredo para Viver Feliz (Caderno 2, A Tribuna, 7.10.2001). É uma pena que o artigo não tenha incluído um livro chamado a Bíblia, onde pessoas podem encontrar Jesus Cristo, passando a ter a mesma experiência de felicidade espiritual e contínua do apóstolo Paulo.
Conclusão
Se você quer ser feliz sempre tenha uma experiência espiritual com Jesus Cristo, recebendo-o em seu coração como seu Salvador, Senhor, Amigo, Pastor, Protetor, Provedor, Mestre. Faça isto agora, dizendo:” Jesus Cristo, Filho de Deus, eu te recebo em meu coração e em minha vida. Perdoa meus pecados e me abençoa desde agora e para sempre. Amém”.
Se você já é crente em Jesus Cristo, apegue-se a Ele e mesmo que as experiências da vida sejam ruis você poderá dizer como Paulo: “Eu sou feliz com Jesus”.