49. Por Ti Darei Minha Vida

Filipenses 2.30

Introdução

  1. No dia 11 e setembro de 2007, quando as duas torres gêmeas foram derrubadas por aviões terroristas, muitos bombeiros que para lá se dirigiam, pela experiência e pelo treinamento que tiveram, sabiam que poderiam estar dando a vida na tentativa de salvar outras vidas que estavam sob os escombros.
  2. No Brasil, não faltam exemplos de pessoas que também deram sua vida por outras pessoas.

2.1. No passado distante, Tiradentes foi preso, condenado e esquartejado pela vida dos brasileiros que desejavam a independência em relação ao domínio português.

2.2. Mais recentemente, na Amazônia, o nome de Chico Mendes é sempre lembrado como alguém que deu sua vida pelos seringueiros e em favor do meio-ambiente ao ser assassinado com tiros de escopeta na porta dos fundos de sua casa, no dia 22 de dezembro de 1989.

  1. Essas e outras pessoas fazem parte de listas de indivíduos que foram capazes de dar a vida em favor de uma causa nobre ou de necessitados e por isso mesmo são dignas de serem reconhecidas e terem seus nomes lembrados no coração de todos aqueles que têm gratidão.
  2. Todavia, meu propósito é destacar o exemplo mencionado pelo apóstolo Paulo de alguém que foi capaz de dar vida por Jesus Cristo e pelos irmãos de uma igreja cristã. Seu nome era Epafrodito.

Desenvolvimento

  1. Para que nós mesmos sintamos o significado dessa expressão em nossa alma, peço a todos vocês para repetirmos juntos: “Por Ti Darei Minha Vida”.

1.1. Você pode declarar seu amor a Jesus através dos cânticos, principalmente dos cânticos atuais que são bastante sentimentais....

1.2. Também pode expressar seu amor a Jesus pela maneira como se dedica ao serviço cristão, não medindo esforços para trabalhar na igreja...

1.3. Igualmente pode ser capaz de evidenciar amor a Jesus entregando ofertas que realmente fazem falta em seu orçamento e com a qual poderiam comprar roupas novas, melhores móveis para casa, passagens para descansarem nas férias....

  1. No entanto, por mais que estas e outras atitudes realmente demonstram amor a Jesus, é a atitude de correr risco de vida e chegar às portas da morte que inegavelmente prova que um crente realmente tem amor a Jesus e a sua igreja. Mas, ao ressaltar a atitude de Epafrodito, aqui referido por Paulo, lembremo-nos de alguns outros exemplos:

2.1. Tiago foi o primeiro a ser morto por Herodes porque era crente em Jesus e fora capaz de testemunhar sua fé.

2.2. Pedro escapou da prisão, mas ao final de sua vida, segundo a tradição, foi morto e crucificado de cabeça pra baixo, nos arredores de Roma.

2.3. Paulo foi preso e solto várias vezes até que finalmente foi levado a uma estrada deserta por soldados romanos e decapitado, também segundo a pais apostólicos.

2.4. Mártires são assim chamados porque deram a vida sendo jogado na boca dos leões ou queimados vivos nas arenas de Roma nos primeiros séculos e ao longo dos milênios porque foram perseguidos e mortos por regimes políticos totalitários ou religiosamente fundamentalistas.

2.5. Agora, acrescente a experiência de Epafrodito. Ele foi capaz de essa atitude, mas antes mostrou que estava preparado tendo outras atitudes.

  • Antes de dar a vida por Jesus ele se mostrou participante ativo do evangelho: 2.25 (cooperador, companheiro e prestativo).
  • Depois, havia no seu coração um verdadeiro amor pelos membros da igreja da qual ele fazia parte: 2.26 (sentia saudades quando ficava longe e sentia o que os outros sentiam).

Conclusão

Enquanto estivermos aqui no Brasil, certamente você não terá que provar seu amor a Jesus com a morte. Mas antes desse dia chegar, se chegar, são as outras atitudes que mostrarão seu amor a Jesus e à igreja de Jesus, como por exemplo: estar sempre na igreja, participando de quase todos os cultos; entregar seus dízimos com fidelidade e suas ofertas missionárias com amor; servir em áreas de trabalho da igreja, sem dizer que não tem tempo ou que não é capaz; amar os irmãos, sendo capaz de perdoá-los quando falham, visitá-los quando necessitarem,  ajudá-los quando passarem por apertos e orar por eles quando passam por problemas, lutas e sofrimentos.

Particularmente, se nós não formos capazes de ter e desenvolver essas atitudes, não acredito que chegada a hora, seremos capazes de morrer por Jesus ou pela igreja de Jesus.