Lucas 8.40-42, 49-56
ESPERAR E CRER
Introdução
- Quando as pessoas se dirigem a Deus em oração naturalmente pensam que basta apenas essa atitude para que os problemas sejam solucionados, as adversidades sejam removidas e as dificuldades sejam desfeitas, as lutas sejam vitoriosas. Afinal, não faltam ensinos bíblicos nesse sentido, como por exemplo: “Clama a mim e responder-te-ei” (Jeremias 33.3)
- Jairo, porém, precisou descobrir duas outras atitudes que também fazem parte da vida de quem clama a Deus por seu agir. Ele precisou aprender a esperar o tempo certo e a manter a fé enquanto esperava.
Desenvolvimento
- Ao viver a dramática experiência de ver sua filha doente e não ter alcançado resultado ao lançar mão naturalmente dos recursos médicos disponíveis na época, Jairo concluiu sem muito esforço que somente Jesus Cristo poderia curá-la. Com essa certeza, partiu ao seu encontro e pediu a manifestação do agir de Deus o mais rapidamente possível, como qualquer um de nós faria.
1.1. Ao ver Jesus caminhando em direção de sua casa, sentiu que a solução do problema estaria batendo à sua porta rapidamente. Foi quando ocorreu um outro fato inesperado e interrompeu a caminhada de Jesus até o seu lar. Nesse instante, Jairo percebeu que precisaria esperar.
1.2. O tempo foi passando e Jairo ficou esperando, esperando, esperando, esperando... Foram minutos que se transformaram em horas e horas que poderiam ter se tornado um dia e um dia que poderia ter se tornado uma semana, um mês, um ano...
1.3. Basta você lembrar o testemunho do salmista, quando ele compartilhou sua experiência com Deus na solução de problemas, dificuldades, adversidades em sua vida. Ele deixou escrito: “Esperei com paciência pelo Senhor, ele se inclinou para mim e Ele ouviu a minha voz” (Salmo 40.1). Esperar pelo tempo de Deus também foi incluído na experiência de Davi.
1.4. Basta você lembrar que depois de ouvir a promessa de Jesus sobre a vinda do Espírito Santo, os apóstolos tiveram que esperar dez dias em Jerusalém até que o milagre acontecesse (Atos 2.1). Esperar pelo tempo de Deus também foi incluído na vida dos apóstolos.
1.5. Basta ainda lembrar de Daniel que depois de orar pedindo restauração do povo de Israel do cativeiro, precisou esperar vinte e um dias pela resposta que só aconteceu tempos depois (Daniel 10.1-4).
1.6. Basta lembrar que Isaque orou por sua esposa estéril para que tivessem um filho e esperou por 40 anos até que Jacó nascesse (Gênesis 25.20, 26). Esperar pelo tempo de Deus também foi incluído na vida de Isaque.
- Não bastasse ter que esperar, esperar, esperar, esperar, esperar, Jairo foi surpreendido com outra notícia durante o tempo de espera. Sua filha morrera e, por isso, nada mais poderia ser feito. Para Jairo, era o fim amargo de sua oração e de sua espera.
2.1. Realisticamente falando, outra não tem sido também a nossa experiência de frustração espiritual, quando orarmos e esperarmos e os acontecimentos se mostram diferentes do que pedimos e esperamos. Tem sido assim na vida de muitas pessoas nos dias de hoje, as quais ficam sem saber o que dizer.
2.2. A única maneira de reagir nessas horas quando definitivamente os acontecimentos se tornam diferentes do que pedimos e esperamos é admitir outras possibilidades, outras oportunidades, outros milagres. Foi o que aconteceu com Jairo. Se a morte levou sua filha, Jesus Cristo a ressuscitou. O que surgiu em lugar da cura foi a ressurreição.
2.3. Para tanto, mesmo assim, era preciso que Jairo além de orar e esperar, aprendesse a manter sua fé. Jesus lhe disse: “Apenas creia”. Em outras palavras: Não fixe sua atenção no que aconteceu, mas no que pode acontecer diferentemente como alternativa. Jairo pensava apenas em cura e ganhou uma ressurreição.
Conclusão
Se você hoje também pensar apenas em cura e ressurreição como agir de Deus, ficará limitado quanto as opções que Deus tenha para você quando algo que pede não é recebido. Você não deve, na interpretação das possibilidades em sua vida, reduzir as opções de Deus para abençoar você de outras maneiras. Apenas para você entender melhor o que estou dizendo, lembro a letra de um cântico: “Quando Deus fecha uma porta Ele pode abrir outras portas”. Ao não receber uma bênção pedida, Deus pode lhe dar outras bênçãos, mas precisa esperar e firmar sua fé.