Deuteronômio 1.13-15 / Atos 13.2
Introdução
- Vez por outro, através de situações ocorridas ou de estudos bíblicos, vocês percebem a importância de uma liderança eficaz.
- Antes de vocês, Moisés já havia percebido essa importância e quis que existisse nela eficácia. Antes de vocês, Neemias, teve a mesma percepção.
- Na Igreja de Jesus que começou a se reunir em Antioquia, antes de qualquer um de nós perceber essa importância, o Espírito Santo ao separar líderes para tarefas que lhes foram designadas, o fez primando pela eficiência deles.
Desenvolvimento
- Li há algum tempo um artigo numa revista empresarial em que o autor mostrava como a liderança poderia se tornar eficaz através dos conteúdos de alguns filmes. A chamada do artigo dizia: “Quer inspirar sua organização? Conquistar a lealdade eterna de seus funcionários? Transformar crises em vitórias? Veja alguns filmes. Cita vários exemplos e vou destacar dois:
1.1. No filme “Apolo 13”, eles são “confrontados com um problema urgente que só pode ser resolvido com trabalho em equipe, criatividade e direção sensata”, pois para eles “o fracasso não é uma opção”. Eles não podem fracassar.
1.2. No filme “Um estranho no Ninho” a personagem principal “comete o mesmo erro de líderes novatos: promover mudanças sem compreender por que as coisas estão como estão.” (Revista Você S/A, junho/2000, pg 80 a 84).
- Também li um artigo de uma outra revista que apresentava a eficiência de um presidente dos Estados Unidos e destacava as virtudes que um líder deve ter. Entre elas destacou duas: “Ver além do presente” (enxergar as necessidades do amanhã que virá) e “Otimismo” (transmitir confiança ao povo).
- Se qualquer um pudesse ser líder, Moisés não teria mencionado essas virtudes que estão registradas no texto. Se liderança não deve ser eficaz, o Espírito Santo não teria separado pessoas com inegáveis atitudes que expressam busca pela espiritualidade, pois a obra na igreja cristã e obra do Senhor.
- Nesse sentido, se os líderes de empresas, organizações e instituições entendem que precisam aprender e a precisam aperfeiçoar, muito mais os lideres das igrejas cristas. Todos os que são convidados a serem líderes precisam aprender:
» A Necessidade do planejamento, das deliberações e das ações.
» A Relação entre sucesso, caráter e espiritualidade.
» O Valor de olhar o futuro ao se trabalhar no presente
» A Atitude de sempre buscar a sabedoria de Deus”.
Conclusão
Eu acredito que além de observar Moisés e Elias, todo líder ao ver Jesus Cristo liderando aprenderá com ele a não negligenciar a importância do planejamento financeiro (Lucas 14.28-31), aprenderá a estratégia de formar grupos para que o trabalho possa ser feito (Lucas 9.14), aprenderá a escolher pessoas que estejam junto com ele na direção (Lucas 6.13) e aprenderá a sempre agir para a glória de Deus (Lucas 17.18). É principalmente com Jesus que aprenderemos a ser lideres eficientes e a termos liderança eficaz.