Atos 11.19-22
Introdução
- Observando os resultados evangelísticos neste episódio de perseguição ocorrida no primeiro século, vários estudiosos já concluíram que essa perseguição, por mais dolorida que tenha sido, tornou-se benéfica para a igreja e para os pecadores perdidos daquela região e ocasião.
- Esses resultados foram: a) os crentes que estavam acomodados em Jerusalém foram dispersos e por onde passavam evangelizavam; b) pessoas que não ouviriam o evangelho antes de morrerem foram alcançadas; c) a igreja viveu um grande momento de obediência ao ide de Jesus Cristo; d) muitas pessoas se converteram ao ouvirem a pregação sobre Jesus Cristo.
Desenvolvimento
- Indagando se o aniversário da nossa igreja também poderia produzir resultados sem que necessariamente sejamos submetidos a perseguições, acredito que a resposta é positiva à luz de muitas outras experiências que já vivi.
- Aprendi, com muitos crentes ao longo da vida, que entre várias motivações para evangelizar pessoas, o aniversário da igreja é uma delas pelos mesmos motivos verificados naquela perseguição da igreja:
2.1. Crentes que ficam acomodados sem convidar pessoas porque o pregador é sempre o mesmo a cada domingo, veem no pregador convidado uma novidade que poderá atrair familiares, parentes, amigos, vizinhos, além de lhes entregar um folheto evangelístico.
2.2. Se isso acontece e as pessoas não crentes aqui comparecem, mesmo que não voltem, elas são evangelizadas e passam a saber o caminho da salvação em Jesus Cristo, evitando aquilo que o antigo hino dizia: “Não me falaram de Cristo...”
- Se a perseguição serviu para ajudar os crentes a obedecerem ao ide de Jesus, a motivação do aniversário também dará a cada de um n[os esse mesmo sentimento de que obedecemos indo ao encontro das pessoas em nome de Jesus.
- Sempre existirá a possibilidade de pessoas que vê, no aniversário da igreja continuarem participando, tornarem-se crentes depois se o não fazem nesta data e até pedirem o batismo.
Conclusão
É melhor aproveitar a motivação do aniversário da igreja para evangelizar do que fazer do evento apenas uma festa de crentes. Em qualquer situação tenhamos sempre em mente que evangelizar é obedecer a Jesus, trabalhando para o crescimento da igreja. É como ensinava o apóstolo Paulo: "pregar a tempo e fora de tempo". O aniversário da igreja é um tempo adequado.