44. O Poder da Bíblia

Hebreus 4.12

Introdução

  1. Olhando para a arma mais poderosa de seu tempo, a espada de dois gumes, o autor da carta aos hebreus escreveu que a Bíblia era ainda mais eficaz.
  2. Se ele vivesse em nossos dias e visse a explosão de uma bomba atômica certamente continuaria a afirmar que o poder da Bíblia seria maior do que o poder desse artefato.
  3. A esta altura, diante dessas duas comparações você estaria indagando sobre que poder é esse que a Bíblia possui.

Desenvolvimento

  1. Ele escreveu: “A Palavra de Deus é viva”. Em outras palavras, significa que a Bíblia tem o poder de continuar viva ao longo dos tempos, superando todas as tentativas de ignorá-la, alterá-la ou destruí-la.

1.1. Voltaire, famoso filósofo e escritor, que viveu no século XVIII, dizia: “Daqui a cem anos não haverá mais nenhuma Bíblia sobre a face da terra, a não ser as procurada por antiquário colecionador de curiosidades”.  Ele morreu, os 100 anos se passaram e em vez da Bíblia desaparecer, a casa onde ele havia morado na França se tornou sede da Sociedade Bíblica francesa, onde passaram a ser impressas bíblias para o povo ler.

1.2. Mao-Tse-Tung, ateísta e político comunista, foi eleito chefe do governo chinês em 1949, liderando o que ficou conhecido como Revolução Popular Chinesa. Um dos seus propósitos era o de acabar a religião na China, principalmente destruir todas as Bíblias existentes e substituí-las pelo Livro Vermelho, por ele editado. Os anos se passaram e hoje a China é o país onde acontece o maior número de conversões e batismos de cristãos em toda a Ásia. Alguns falam em 100 milhões de convertidos, com uma taxa de crescimento em torno de 10% ao ano.

1.3. A resposta que tem sido dada aos ateus de todo o mundo e de todas as épocas é que a Bíblia continua sendo o livro mais publicado e mais lido do mundo, traduzida para mais de 2.600 línguas e dialetos, alcançando a maior parte da população da terra.

  1. O autor da carta aos hebreus também escreveu: A Palavra de Deus e viva e eficaz”. Em outras palavras, ele quis dizer que a Bíblia tem o poder de suprir as necessidades das pessoas através do que Deus nela escreveu.

2.1. Além dos curiosos, dos intelectuais e dos ateístas, a maioria das pessoas que um dia começa a ler a Bíblia geralmente tem necessidades não supridas. Desde as necessidades básicas, passando pelas necessidades emocionais, intelectuais, financeiras, profissionais, espirituais e sociais essas pessoas sentem um vazio que nada e nem ninguém pode suprir.

2.2. Então, ao abrir a Bíblia, encontra, por exemplo, declarações de Paulo apóstolo: “O meu suprirá todas as vossas necessidades em Cristo Jesus”, “Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos conforta em todas as tribulações”, “Somos mais do que vencedores por aquele que nos amou”. Encontra declarações como a de João apóstolo: “Deus é amor”, “Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro”, “O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado”, “Quem tem o Filho de Deus tem a vida eterna”. Encontra orações de Davi, profecias de Isaías e Jeremias, histórias de pessoas que viveram pela fé.

2.3. Portanto, a Bíblia não é um livro qualquer que você lê e não produza resultados em sua vida, que não faça diferença em seu pensar e sentir, que não lhe dê outra perspectiva de vida, com novos horizontes e novas esperanças.

  1. O escritor aos hebreus concluiu escrevendo: “é mais cortante do que espada alguma de dois gumes, penetrando até a divisão de alma e espírito, juntas e medulas, apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Em outras palavras: A Bíblia tem o poder de revelar no íntimo de cada um, inclusive de que todos pecaram e precisam de Jesus Cristo.

3.1. Uma coisa é o que nós mostramos externamente em nosso marketing pessoal., para ser admirados e elogiados. Outra coisa são os segredos do coração que permanecem trancados a sete chaves e que ninguém sabe, inclusive às vezes a própria pessoa.

3.2. Você pode perfeitamente entender esse efeito da Bíblia no coração humano através da declaração sincera de Paulo apóstolo, quando ele caiu em si e confessou: “O bem que desejo fazer não faço, mas o mal que não quero, esse faço. Miserável homem que sou. Quem me livrará desta morte?”.

3.3. O que as pessoas normalmente fazem é negar, dissimular, esconder, justificar, dissimular. Quando começam a ler a Bíblia e vê que até os mais puros e santos personagens bíblicos pecaram, as pessoas passam a reconhecer e dizem: “Eu sou pecador”. A partir daí, aceitam o sacrifício substituto de Jesus na cruz do Calvário e o recebem como Salvador, Senhor, Mestre e Pastor. Tenham certeza: as pessoas se tornam crentes em Jesus Cristo através da leitura da Bíblia ou da pregação bíblica.

Conclusão

  1. Se a espada e a bomba atômica têm o poder de destruir, o que tem acontecido ao longo da história, principalmente através das guerras, Jesus Cristo constrói sua vida através da paz em seu coração, da paz com outras pessoas e da paz com Deus.
  2. Você lê a Bíblia e encontra a vontade de Deus para colocar em prática. Você lê ou ouve a Bíblia e se torna crente em Jesus Cristo. Você lê a Bíblia e passa a ter uma vida de oração com Deus, em nome de Jesus Cristo.