Romanos 1.8
BATISTAS NO MUNDO
Introdução
- Ao escrever este texto, o apóstolo Paulo estava se referindo à popularidade dos cristãos romanos no primeiro século. A fé que tinham em Jesus Cristo havia se espalhado por todo o mundo, razão porque ele agradecia a Deus.
- Vinte séculos depois, nós também podemos dar graças a Deus pela popularidade dos cristãos batistas, cuja fé em Jesus Cristo igualmente tem se espalhado por mundo, congregando quase 50 milhões de pessoas em 170 mil igrejas em 240 convenções e uniões em mais de 120 países, todos filiados à Aliança Batista Mundial.
Desenvolvimento
- A igreja cristã que nasceu em Jerusalém, espalhou-se pela Ásia e chegou a Europa ainda no primeiro século, inclusive na cidade de Roma, através dos missionários ao longo dos séculos está presente nos cinco continentes do mundo. Mesmo tendo passado por divisões em várias ocasiões, dando origem aos católicos, aos ortodoxos, aos protestantes, aos ortodoxos, aos evangélicos e aos pentecostais, a igreja cristã tem os batistas da Aliança Batista Mundial como um dos seus ramos mais fiéis ao nome de Jesus Cristo e mais leais aos seus ensinos.
- Através dos crentes batistas Deus tem realizado obras extraordinárias em várias partes do mundo, conforme relatórios que nos são dados pela Aliança Batista Mundial.
2.1. Na China, um país com mais de um bilhão de habitantes, encontra-se o quinto maior número de batistas do mundo, apesar da oposição da ideologia comunista. As últimas estatísticas registraram: 1º lugar - Estados Unidos; 2º lugar - Índia; 3º lugar - Nigéria; 4º lugar - Brasil.
2.2. Na Índia, no Estado de Nagaland, 82% da população faz parte das igrejas batistas e todos os dias eles começam as aulas nas escolas com um culto.
2.3. A Rússia, onde Nikita Khrushchov dissera que todas as igrejas seriam fechadas, conforme testemunho do Presidente da Federação Batista Europeia, na Assembleia da ABM no Rio de Janeiro, hoje ocupa o 6º lugar no número de igrejas batistas, apesar da perseguição religiosa.
2.4. Na Coréia do Sul está a maior igreja batista do mundo com mais de 15 mil membros.
2.5. Em termos de socorro financeiro humanitário, a Aliança Batista Mundial tem doado milhares de dólares a pessoas que sofrem tragédias naturais em várias partes do mundo quando ocorrem terremotos, tsunamis, furacões, epidemias, fome e guerras.
2.6. De acordo com o último relatório, a ABM está envolvida na realização de 151 projetos de ajuda e socorro em 87 países, alcançando 138 mil pessoas em suas variadas necessidades pessoais e familiares.
Conclusão
Agradecemos a Deus por sermos cristãos. Agradecemos também por sermos evangélicos. Agradecemos muito mais por sermos batistas, hoje espalhados em várias partes do mundo tendo como propósitos a evangelização das pessoas, a liberdade religiosa, ajuda comunitária, adoração e comunhão, direitos humanos e justiça, reflexão teológica e liderança.