Mateus 2.1,2,9
Introdução
- A estrela brilhante é um dos ornamentos que as pessoas usam para caracterizar a chegada do Natal. Dentro dos lares, nas fachadas das casas, nas ruas, praças e no comercio em geral, a estrela diz para as pessoas que está chegando o dia de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Como não poderia deixar de estar, também em templos de igrejas, a estrela é um dos ornamentos, além das guirlandas, luzes e cores.
- Essa associação das estrelas com o Natal é decorrente do fenômeno registrado na Bíblia que ocorreu quando Jesus Cristo nasceu para guiar os magos até o lugar onde ele estava.
Desenvolvimento
- Várias especulações foram levantadas para explicar essa estrela que apareceu na abóbada celeste, com um brilho diferente de todas as outras estrelas.
1.1. Alguns acreditam que era um sinal astrológico, pois os magos eram persas e, como tal, olhavam as estrelas no céu para ler sinais. Neste caso, o tal brilho não era real, mas uma interpretação dos astrólogos.
1.2. Outros supõem que era um evento astronômico decorrente do surgimento de uma estrela nova. Para quem não sabe, quando uma estrela nasce, ela irradia uma luminosidade que a chega a um bilhão de vezes mais do que original. Como estudiosos, esses magos perceberam que algo sobrenatural estava acontecendo na terra, associado ao surgimento dessa estrela nova.
1.3. Ainda existem aqueles que veem a estrela como um cometa que passou próximo a terra, à semelhança de outros, mas esse seria interpretado espiritualmente como assinalando um acontecimento divino entre os homens.
1.4. O fato inexplicável é que apareceu no céu, despareceu, deslocou-se no céu e tornou a aparecer exatamente sobre o lugar onde Jesus nasceu.
- Para nós, sua relevância não foi apenas seu brilho intenso e inexplicável, mas o fato de ter guiado pessoas até que encontrassem Jesus. Guiou pessoas por muito tempo num longo caminho até que encontrassem Jesus e o adorassem.
- Se a estrela depois desapareceu no céu, a Bíblia diz que no seu lugar os crentes passaram a ser “estrelas que brilham no mundo” (Filipenses 2.15). Jesus afirmou incisivamente: “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5.14).
3.1. São os crentes hoje que através do seu brilho no modo de viver levam pessoas a Jesus.
3.2. São os crentes hoje que através do seu brilho no modo de testemunhar que levam pessoas a Jesus.
3.3. São os crentes hoje que através do seu brilho no modo de cantar e louvar que levam pessoas a Jesus.
Conclusão
Além de ornamentar as celebrações de Natal para lembrar aquela estrela, todos somos chamados a ser estrelas que brilham e levam pessoas a Jesus. Levar pessoas a Jesus vivendo corretamente, levar pessoas a Jesus testemunhando corajosamente e levar pessoas a Jesus cantando e louvando com entusiasmo e fervor.