Eclesiastes 7.8
Introdução
- Um fato que vez por outra se repete em várias áreas da vida é o início de algum tipo de evento, de empreendimento, de construção, de investimento... É algo tão importante que normalmente há o costume realizar uma solenidade para marcar o momento do início. Ocorre a propósito da ida para faculdade, abertura de empresas, construção de casa, aplicação financeira, projetos pessoais ou familiares...
- Considerando a importância do dia quando as pessoas iniciam a realização de sonhos, experimentando grande alegria no coração ou muita ansiedade na alma, eu deveria ler um texto bíblico que falasse sobre o valor de se iniciar etapas na vida. Confesso, todavia, que não sei se na Bíblia existe um texto assim, mas o texto que li é o que fez parte de alguns momentos quando iniciei etapas em minha vida e que lembro cada vez que estou no início de algum empreendimento. É o seguinte: “Melhor é o fim das coisas, do que o princípio delas”.
Desenvolvimento
- Isto significa que em vez de colocar sua atenção apenas no início de qualquer evento, você deve colocá-la também no final dele. Se vocês não olharem sempre para o fim, daqui a 4, 7, 10, 20, 30, 40 anos vocês farão parte das estatísticas que informam os percentuais daqueles que não conseguiram chegar ao fim.
- Em vez do sentimento de vitória, de conquista, de sucesso, o que vocês experimentarão será o sentimento de fracasso, de derrota de fraqueza. Essa tem sido a experiência de alunos que não concluem cursos, de empresários que veem a firma pedindo falência, de construtores que só finalizam o esqueleto da obra, de investidores que amargam prejuízos, de casamentos que se transformam em divórcios, de projetos que ficam no papel.
- Estudos sobre esse fenômeno tem apontado alguns motivos diagnosticados em várias áreas, entre os quais tem sido destacada a falta de visão de longo prazo, dificuldade em controlar gastos, perder a noção de realidade, ausência de preparo adequado, deixar o foco de lado, insistir em atitudes inadequadas, ignorar a importância das metas, priorizar o que é inútil, fútil e passageiro.
- Outro aspecto de vital importância para que vocês não apenas iniciem, mas principalmente cheguem ao fim de qualquer evento, projeto ou propósito é a atitude de desenvolver a virtude da perseverança.
>> É a atitude de insistir em um objetivo até que ele seja alcançado.
>> Está associado à capacidade de esperar, esperar, esperar.
>> Inclui a capacidade de aceitar sofrimentos que levam outros a desistirem, o que chamamos de resiliência.
>> Evidencia-se na capacidade de se levantar depois de ter caído, para prosseguir adiante.
- O valor da perseverança em relação aos objetivos da vida cotidiana pode ser percebido na proposta de Jesus Cristo quanto à vida cristã. Jesus disse: “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24.13). Vida com Jesus Cristo não é para ser experimentada por alguns dias, meses ou anos, dela desistindo diante dos prazeres do mundo ou dos sofrimentos que ocorram.
Conclusão
Inegavelmente a data de início de qualquer evento é uma ocasião muito feliz, principalmente porque nela alguns sonhos começam a se realizar.
Todavia, tenham absoluta certeza de que a felicidade será maior quando vocês chegarem ao final, pois experimentarão o sentimento de realização pessoal.
Se Deus diz que “chegar ao fim é melhor”, peçam a Jesus Cristo forças, sabedoria, conforto, firmeza para perseverar em tudo que forem fazer na vida, inclusive quanto a serem crentes.