Apocalipse 7.9-14
A TRIBULAÇÃO FINAL
Introdução
- Ouvir sobre tribulação não é novidade para os crentes em Jesus Cristo, pois desde o princípio do seu ministério, foram avisados de que iriam passar por aflições. Se não bastassem as perseguições iniciadas pelos próprios judeus, conforme relato de Lucas em Atos, historicamente os crentes passaram pelas tribulações impostas pelo Império Romano e assim tem vivido ao longo dos séculos até os dias atuais. De acordo com o último relatório da Missão Portas Abertas, em 2022, mais de 360 milhões de cristãos foram perseguidos em várias partes do mundo, desde uma "discreta opressão diária" até uma "violência mais extrema” (https://portasabertas.org.br/noticias/cristaos-perseguidos).
- A novidade está na revelação de que, no final dos tempos, haverá uma tão grande tribulação jamais experimentada e de que, dessa tão grande tribulação, os crentes serão poupados, diferentemente do que aconteceu até hoje e ainda acontecerá até que o fim do mundo chegue. Essa tribulação final terá tal dimensão porque ela também é consequência do derramamento da ira divina, como juízo sobre as nações e povos.
Desenvolvimento
- Em sua visão sobre o que vai acontecer no final dos tempos, por ocasião da volta de Jesus Cristo, João apóstolo foi indagado sobre a multidão de pessoas que ele viu diante do Trono de Deus, nas regiões celestiais. Ouviu a resposta, dizendo: “Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7:14).
1.1. Quando escreveu sobre escatologia aos crentes de Tessalônica, o apóstolo Paulo também esclareceu esse mesmo fato. Ele disse: “Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (I Tessalonicenses 1:9,10). Escrevendo aos romanos, Paulo disse: “Seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5.9). Aos tessalonicenses, ele voltou a dizer: “Deus não nos destinou para a ira” (I Tessalonicenses 5.9). Paulo apóstolo declarou que Deus irá derramar a sua ira sobre o mundo, mas os crentes em Jesus Cristo serão poupados.
1.2. Felicitando os membros da igreja de Filadélfia por causa do testemunho deles, Jesus Cristo lhes disse através do apóstolo João na Ilha de Patmos: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Apocalipse 3:10). Na língua grega, a palavra original para tentação (peirasmon) é a mesma para provação. Significa que seriam guardados da tribulação que virá sobre toda a terra.
- Estudando especificamente o conceito de derramamento da ira divina como juízo sobre o mundo no tempo dos fins, as conclusões do teólogo Millard J. Erickson são esclarecedoras. Ele escreveu: “A palavra grega “thymos”, que significa um irrompimento violento da ira, emprega-se para a ira de Deus em nove das dezoito vezes que aparece no Novo Testamento, no Apocalipse. A palavra grega “orgê”, que significa “um estado firme de ira”, emprega-se a respeito da ira de Deus cerca de vinte e sete vezes no Novo Testamento, caindo sobre os ímpios e nunca sobre os justos” (Opções Contemporâneas na Escatologia. Edições Vida Nova, 1986, pg. 123,124).
- O começo do capítulo 7 de Apocalipse, menciona os servos de Deus que serão selados antes do irrompimento da ira de Deus, enquanto estão na terra. Estes que serão selados, protegidos e passarão pela tribulação ou ira divina, são das tribos de Israel. Em outras palavras: Israel passará protegido pela grande tribulação, mas a igreja será poupada.
Conclusão
Biblicamente não existe nas citações de Jesus Cristo e dos apóstolos diferenciação entre “tribulação final” e “ira divina”, sendo essa uma discussão meramente entre teólogos. Na verdade, a tribulação final será o derramamento da ira divina sobre a terra, com os israelitas protegidos e a igreja arrebatada. Se há um momento em que um determinado dito popular tem significado será esse. O dito popular afirma: “Deus dá o frio conforme o cobertor”. Isto é: como a tribulação será grande, os crentes em Jesus Cristo que tem passado por muitas tribulações serão protegidos da provação final ou da ira divina.