77. Abençoados e Agradecidos

Deuteronômio 8.7-14 / Lucas 17.17, l8

Introdução

  1. Sinceramente falando, eu não sei se você tem sido abençoado por Deus nestes últimos tempos. Não sei porque não temos conversado, quer aqui em minha sala, quer em visitas ao seu lar. Não sei porque não tenho ouvido testemunho seu aqui na igreja, compartilhando o que Deus tem feito em sua vida. Não sei porque não tenho participado de cultos e ações de graças em sua casa, ocasiões quando reunimos pessoas para juntos agradecermos a Jesus o que ele nos tem concedido.

Você tem sido um abençoado, uma abençoada? Se tem e reconhece esse fato, então o que Deus espera de você é uma atitude de continua gratidão. Na verdade, essa foi a expectativa de Jesus quando fez a cura dos 10 leprosos.

Desenvolvimento

  1. Caso você não tenha ainda enxergado as dádivas divinas, você precisa ter certeza que Deus realmente quer abençoar sua vida, sua família, seus negócios, seus estudos – tudo o que é importante para você!

1.1. Assim como Deus assumiu um compromisso com aquele povo do passado, prometendo-lhe fartura, abastança, sucesso, bênçãos – assim também Deus tem esse compromisso com você. Deus não quer que você viva na miséria, tenha prejuízos, seja um derrotado. Situações assim comprometem o próprio caráter de Deus se você nele acredita e diz publicamente que acredita em Deus. Pessoas dirão zombando: Que Deus é esse que deixa você passar fome, ser prejudicado, ser derrubado pelo inimigo? A Bíblia revela: “Deus não é homem e nem filho do homem para mentir; porventura diria Ele e não o faria; falaria e não confirmaria?  (Números 23.19

1.2. Assim como Jesus ouviu o clamor daqueles 10 homens doentes, dando cura pedida e restaurando a saúde – assim também Jesus quer curar sua enfermidade. Jesus está sensível à sua dor também nos dias de hoje. Ele sabe o sofrimento por que você passa. Jesus quer dar-lhe saúde! Se ele não curar, vai confortar. E se você morrer por causa dessa doença, Jesus espera você no céu. A Bíblia nos recomenda: “Retenhamos firme a confissão de nossa esperança, porque fiel é aquele que nos prometeu" (Hebreus 10.23). "Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente" (Hebreus 13.8).

  1. Agora, presta atenção: Deus tem o mesmo poder para atuar no passado e no presente. Jesus Cristo vai abençoar sua vida. Todavia, a expectativa de Deus e de Jesus Cristo, por outro lado é que não exista em seu coração o que Ele sabe que existe no coração de muita gente.

2.1. Deus foi claro ao povo daquela época, prevenindo a respeito da ingratidão e do orgulho.

2.2. Jesus claramente registrou a ingratidão e a auto-suficiência dos 9.

2.3. Estas previsões de Deus e a constatação de Jesus revelam que a natureza humana age dessa maneira.

2.4. Verifique no exemplo do Rei Uzias, que depois de abençoado se exaltou e transgrediu contra Deus (II Crônicas 26.3-5,16, 21.

2.5. Às vezes o crente melhora de vida e começa a fazer o quê? Começa a faltar à igreja. Faz mais o quê? Deixa de entregar o dízimo? Faz ainda mais o quê: vai para outras igrejas, como se nunca tivesse sido abençoado aqui na igreja.

Conclusão

  1. Se você não tem sido abençoado, faça um voto a Deus, assumindo compromissos, como Jacó fez, para ter prosperidade financeira. Se você já está sendo abençoado seja ainda mais fiel em tudo e Deus lhe dará ainda mais, como fez com Abraão. Se você foi abençoado e perdeu a benção, mantenha sua fidelidade a Deus como Jô que viu novamente a prosperidade em sua vida.
  2. Seja sempre grato em tudo, inclusive pergunto a si mesmo como fez o salmista Davi em certo momento: “Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito”. Uma gratidão que se expressa em atitudes e ações.