Lucas 21.28-31
Introdução
- Furacões inundando cidades, terremotos devastando construções, terroristas explodindo bombas, criminosos assustando moradores, autoridades se corrompendo pelo dinheiro, doenças surpreendendo famílias, vício das drogas destruindo pessoas...
- Quando essas coisas acontecem, os jornalistas as veem como furo de reportagem, os cientistas como alterações na natureza, os sociólogos como desequilíbrio socioeconômico, os médicos como resultado de contaminação por vírus e bactérias em mutações, os juristas como consequência da impunidade legal...
- Nós, os crentes em Jesus Cristo, fomos por ele prevenidos no sentido de que ao vermos essas coisas acontecendo devemos ir além dessa interpretação. Devemos lembrar também que tudo isso e muito mais está relacionado aos sinais que Jesus Cristo profetizou como associados à sua volta a este mundo. Ele disse: “Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima... quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo.
Desenvolvimento
- Alguns podem contra argumentar dizendo que estas coisas sempre ocorreram ao longo da história, desde os tempos mais antigos.
1.1. Concordo em parte com essa contra argumentação, pois os registros realmente falam de criminalidade, terremotos, furacões, guerras, pestes, drogas desde o início da humanidade sobre a face da terra.
1.2. No entanto, não posso concordar totalmente porque há uma diferença no grau de intensidade, na quantificação de vítimas, no elevado índice incidência, no alcance global e universal. As ocorrências estão se espalhando para todos os lugares, as populações de todos os países estão sendo afetadas e até mesmo o universo será alterado.
- Então, se os céticos e ateístas enxergam apenas alterações climáticas naturais e consequência da ação irresponsável dos homens, os crentes em Jesus Cristo precisam também lembrar que, na verdade, tudo o que está acontecendo e ainda vai ocorrer está associado ao cumprimento da promessa de Jesus Cristo de voltar.
- Quando prometeu voltar, Jesus profetizou sinais que já se cumpriram no passado, sinais que estão se cumprindo no presente e sinais que ainda se cumprirão no futuro.
3.1. Furacões, terremotos, maremotos, crimes, doenças, corrupção, iniquidade, drogas são sinais que se cumprem ao longo dos tempos e aumentam em nossos dias.
3.2. Acontecimentos envolvendo Israel e Palestina são sinais que se cumprem no presente e serão ainda mais claros no futuro, principalmente quanto à construção do novo templo em Jerusalém.
3.3. Alterações no cosmos afetando estrelas, satélites e planetas são previsões para um futuro que ainda virá e que culminará com a volta de Jesus Cristo visível nos céus, vindo sobre as nuvens como Filho do Homem, em poder e glória!
Conclusão
- Considerando tudo isto, vejam o que está acontecendo não apenas como jornalistas, cientistas, sociólogos, médicos, juristas.... Vejam e interpretem como crentes em Jesus Cristo para que não sejam surpreendidos e condenados, porém estejam preparados e experimentem a redenção prometida, a salvação garantida, os novos céus e a nova terra que nos trarão a felicidade perfeita, tendo Jesus como nosso Rei e Pastor.